Topo

"O país é nosso", diz Pedro Cardoso após abandonar programa ao vivo

Pedro Cardoso abandona programa ao vivo - Reprodução/TV Brasil
Pedro Cardoso abandona programa ao vivo Imagem: Reprodução/TV Brasil

Colaboração para o UOL

24/11/2017 15h21

Desde a tarde de quinta-feira (23), o ator Pedro Cardoso é um dos assuntos mais comentados do país após desabafar contra o presidente da EBC (Empresa Brasil de Comunicação), responsável pela TV Brasil, apoiar a greve dos funcionários da emissora e abandonar o programa "Sem Censura", que estava sendo exibido ao vivo.

Nesta sexta-feira (24), ele usou sua conta no Instagram para falar sobre o assunto.

"Compartilho e retribuo as palavras amigas que recebi aqui. É bom saber que não estamos sozinhos, nenhum de nós! Abraços sinceros e vamos em frente. Estamos em casa. O país é nosso", escreveu ele em seu perfil.

Os profissionais da EBC estão em greve desde o dia 14 de novembro, nas praças de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Eles pedem a revisão de medidas como o congelamento de salários e a retirada de benefícios, entre eles, cesta alimentação, de acordo com o site do Sindicato de Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo

Segundo UOL apurou, vários programas da EBC passaram a ser gravados para evitar protestos, especialmente que entrevistados soltassem "Fora Temer", o que aconteceu mais de uma vez. Com a greve, as atrações do canal, incluindo o "Sem Censura", estão sendo exibidas ao vivo.

Em sua fala, Cardoso também citou o presidente da empresa, Laerte Rimoli, que compartilhou nas redes sociais posts que ironizavam recente declaração da atriz Taís Araújo sobre o racismo no Brasil e o preconceito contra seus filhos.

"O que eu soube também quando cheguei aqui é que o presidente dessa empresa, que é uma empresa que pertence ao povo brasileiro, fez comentários extremamente inapropriados a respeito do que teria dito uma colega minha, onde a a presença do sangue africano é visível na pele. Porque o sangue africano está presente em todos nós, e em alguns está presente também na pele. Se essa empresa que é a casa do povo brasileiro tem no presidente uma pessoa que fala do assunto que eu vim falar aqui", completou.

No programa estavam ainda a apresentadora Katy Navarro, o cantor e percussionista Carlos Negreiros, o professor Lúcio Lage e o ator Hugo Bonemer, primo de William Bonner.

Vivendo em Portugal há dois anos e meio, o intérprete de Augustinho Carrara, de "A Grande Família", está no Brasil para divulgar "O Livro dos Títulos".

"EBC é plural e democrática"

Em comunicado enviado ao UOL, por e-mail, a assessoria de comunicação da EBC disse que o ator teve o direito de se expressar livremente. 
 
"Esta postura da EBC é o resultado da diretriz jornalística e profissional implementada pela atual direção da Empresa Brasil de Comunicação. Nossa programação é a prova viva - e ao vivo - de que esta empresa de comunicação pública é plural, é democrática, acolhe a diversidade de opinião e respeita a lei, inclusive o direito de greve."