Topo

Muralistas que homenagearam Globo pintam artistas do SBT em São Paulo

Muralistas pintam artistas do SBT na marginal Pinheiros, em São Paulo - Reprodução/Instagram/pauloterraartes
Muralistas pintam artistas do SBT na marginal Pinheiros, em São Paulo Imagem: Reprodução/Instagram/pauloterraartes

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

01/12/2017 15h44

Quem passa pela marginal Pinheiros, em São Paulo, se depara com um mural gigante em homenagem a artistas do SBT poucos metros à frente da ponte Cidade Jardim. Dez apresentadores, incluindo Silvio Santos, estão sendo retratados por uma equipe de artistas já conhecidos das emissoras. Eles já pintaram estrelas da Globo e do programa "Balanço Geral", da Record.

Na ordem, aparecem no mural Ratinho, Raul Gil, Celso Portiolli, Patricia Abravanel, Silvio Santos, Silvia Abravanel, Luis Ricardo, Danilo Gentili, Eliana e Carlos Alberto de Nóbrega. A obra é assinada pelo artista plástico Paulo Terra e sua equipe de mais quatro muralistas (Pedro, Cristiano, Ed e Christian), que trabalham 12 horas por dia e são patrocinados por três empresas (um açougue, um comércio e uma transportadora).

"Tinha um espaço na marginal Pinheiros, mas a ideia era homenagear só o Danilo e o Celso Portiolli. Vi que o muro cresceu, pedi autorização e selecionei a maioria dos apresentadores, até o Luis Ricardo", explica Paulo Terra ao UOL. O mural tem 35 metros de comprimento e 5 de altura, metade do tamanho do espaço com artistas da Globo, inaugurado em 2015 e pichado com a palavra "golpistas" no ano passado.

O mural do SBT começou a ser produzido em 23 de novembro e deverá ficar pronto na próxima sexta-feira (8). Mesmo incompleto, o trabalho dos grafiteiros já está sendo repercutido e elogiado, inclusive pelas filhas de Silvio. Daniela Beyruti compartilhou um vídeo do espaço e agradeceu no Instagram: "Não sei quem é o artista, mas obrigada pelo carinho! Obrigada por alegrar nossos muros com nossos artistas".

"Já me avisaram que a Silvia passou aqui na frente do muro, viu e publicou. A Daniela também. Elas estão gostando. O jornalismo do SBT vai acompanhar o passo a passo e, no final, o 'Programa Silvio Santos' filmará com drone", antecipa Terra, que espera pisar novamente no palco de Silvio. Ele conheceu o apresentador após homenageá-lo em um mural na avenida 23 de Maio.

Paulo Terra e sua equipe também homenagearam os humoristas mexicanos Roberto Gómez Bolaños e Rubén Aguirre, de "Chaves", e também pintaram os personagens da série exibida pelo SBT. Ayrton Senna e Lionel Messi (em mural pintado na Argentina) também foram lembrados pelos artistas.