Chico Pinheiro encerra "JN" com "saravá"
Chico Pinheiro surpreendeu mais uma vez e encerrou o "Jornal Nacional" citando o "saravá", expressão bastante utilizada em religiões afro, neste sábado (2).
"Acabou, mas antes de encerrar eu queria lembrar que amanhã se comemora o Dia Nacional do Samba. O samba que é pai do prazer, filho da dor. É melhor ser alegre do que ser triste. A alegria é a melhor coisa que existe, assim como a luz no coração. Um saravá e boa noite pra você", discursou Chico, relembrando um trecho da música "Samba da Benção".
A expressão "saravá" significa uma espécie de saudação ou cumprimento, e constituiu-se a partir da fala dos escravos em referência à palavra "salvar".
Chico Pinheiro encerrando o #JN
— Meme é Vida (@MemeeVida) 2 de dezembro de 2017
"É melhor ser alegre que ser triste
Alegria é a melhor coisa que existe
É assim como a luz no coração"
Saravá e Boa noite pra você!#ChicoPinheiro pic.twitter.com/
Embora o termo seja reconhecido pelos dicionários da língua portuguesa, "saravá" é mais popular entre religiões afro --como candomblé e umbanda--, e pouco utilizado em programas de televisão.
Nas redes sociais, internautas comemoraram a fala de Chico Pinheiro no "Jornal Nacional". Até mesmo o jornalista e apresentador Britto Jr. se manifestou. "'Saravá e boa noite!' Esse é o Chico Pinheiro do povo", afirmou Britto. (Veja mais reações abaixo)
No perfil do UOL, no Facebook, um seguidor da página destacou a importância do gesto (aparentemente irrelevante). "Em um país fundamentalista e intolerante, que queima terreiros de candomblé e apedreja praticantes dos cultos afro, esse pequeno gesto é esplendidamente relevante. Obrigado Chico, o respeito à diversidade agradece", concluiu.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.