Topo

"Experiência você precisa mostrar, não falar", diz Pablo sobre Francisco

Francisco (à esquerda) e Pablo (à direita) fazem a primeira final masculina do "MasterChef" - Reprodução/TV Bandeirantes Montagem/UOL
Francisco (à esquerda) e Pablo (à direita) fazem a primeira final masculina do "MasterChef" Imagem: Reprodução/TV Bandeirantes Montagem/UOL

Gilvan Marques

Do UOL, em São Paulo

05/12/2017 04h00

Faltando poucas horas para a decisão do "MasterChef - Profissionais", da Band, os dois participantes finalistas trocaram alfinetadas durante entrevista exclusiva à reportagem do UOL, por telefone, nesta segunda-feira (4).

Enquanto Francisco Pinheiro, de 44 anos, garantiu ser o "mais experiente" de todo elenco, Pablo Oazen rebateu o concorrente dizendo que "experiência você precisa mostrar, não falar".

"Eu sou o mais velho, o mais experiente e o mais casca grossa também. Eu usei a experiência para manter a calma, o controle, para não perder o equilíbrio em provas muito complexas", disse Francisco, apelidado pelos colegas de "paizão" durante a temporada.

O adversário Pablo rebateu. "Experiência você tem que mostrar, e não falar. E eu mostrei como ser líder, foram cinco mezaninos diretos. Toda a minha experiência eu consegui pegar e mostrar no programa", se gabou o cozinheiro de Juiz de Fora.

Os dois voltam a se encontrar na final, ao vivo, a partir 22h30 desta terça-feira (05), depois de dois meses de competição. Essa será a primeira final masculina na história do programa. Eles concorrem ao prêmio de R$ 200 mil.

Ao UOL, Francisco, com passagens por vários restaurantes renomados de São Paulo, admitiu que não tinha uma boa expectativa quanto ao reality culinário antes de sua participação. "Honestamente, eu não tinha bons olhos para o 'MasterChef', porque acreditava que a exposição fosse um risco. Ao invés de alavancar, o programa poderia aposentar a minha carreira", avaliou ele.

Perfis semelhantes

Os dois finalistas têm perfis parecidos: são os mais velhos de um elenco recheado de jovens, estudaram e acumularam experiência em restaurantes na Europa e possuem personalidade forte.

O mineiro Pablo batalhou bastante em busca de uma oportunidade no mercado: ele relembrou, por exemplo, a época em que morou em uma pensão --dormia até no chão--, enquanto trabalhava como estagiário no restaurante de Erick Jacquin, um dos jurados do programa. Os dois se reencontraram dez anos depois.

"O salário não dava para viver em São Paulo, que tem um custo de vida muito alto", disse Pablo, que contou que recebia R$ 2.100 mensais no restaurante de Jacquin.

Não menos batalhador, Francisco também encarou dificuldades ao longo do seu caminho. Nascido no sertão do Ceará, em "terra batida", mas criado em São Paulo, Francisco participou de um concurso que lhe deu o direito de estagiar na França. Atualmente trabalha em dois restaurantes, como consultor e chef de cozinha.

Ele chega à final do "MasterChef" com um único sentimento. "É um sentimento de vitória", resumiu o cozinheiro.

Enquete UOL*

Em votação aberta pelo UOL, na semana passada, Pablo lidera a preferência do público do portal, com leve vantagem sobre Francisco. A diferença entre um e outro era de apenas 8% até a noite desta segunda (04).

*A enquete UOL não tem influência sobre o resultado oficial do reality show da Band.