Topo

Morre a atriz Eva Todor aos 98 anos no Rio

Eva Todor não resistiu a uma pneumonia e morreu em casa, no Rio de Janeiro - Divulgação/Globo
Eva Todor não resistiu a uma pneumonia e morreu em casa, no Rio de Janeiro Imagem: Divulgação/Globo

Felipe Pinheiro

Do UOL, em São Paulo

10/12/2017 11h14

Eva Todor morreu neste domingo (10) aos 98 anos, no Rio de Janeiro. Ela não resistiu a uma pneumonia. A informação foi confirmada ao UOL pela sobrinha da atriz.

"Ela estava em casa e ainda estamos providenciando o velório e enterro. Está sendo muito difícil", afirmou Erica Todor. O que se sabe até o momento é que o velório vai acontecer na segunda-feira no Teatro Municipal do Rio. 

Leia também:

Ela esteve internada na Casa de Saúde São Jose, no Humaitá, Rio de Janeiro. Todor recebeu alta médica em setembro, mas voltou a ter complicações. 

A atriz ainda sofria de Mal de Parkinson.

O mais recente trabalho dela na televisão foi como a personagem Dália, em "Salve Jorge", de Gloria Perez, em 2013. Era era viúva e não tinhas filhos.

Explosão no teatro e a estreia na televisão

Eva Todor em "Locomotiva" (1977), da TV Tupi - Cedoc/Globo - Cedoc/Globo
Eva Todor em "Locomotiva" (1977), da TV Tupi
Imagem: Cedoc/Globo
Húngara, a atriz Eva Fodor Nolding, ou simplesmente Eva Todor, começou sua carreira precocemente como bailarina. Aos 4 anos, ela foi matriculada em aulas de balé clássico na Ópera Real de seu país natal. De origem judia, a família da atriz emigrou para o Brasil durante a sua infância, onde ela seguiu praticando dança.

Com apenas 9 anos, Todor já havia se apresentado no Teatro Municipal de São Paulo. “Não decidi ser atriz. Decidiram por mim. Meus pais, como bons húngaros, tinham a mania de arte e achavam que toda pessoa devia ter uma educação ligada à arte”, relembrou Eva em entrevista ao projeto Memória Globo.

A atriz iniciou a carreira artística no teatro. O sucesso nos palcos fez com ela fosse convidada para seu primeiro filme, "Os Dois Ladrões" (1960), de Carlos Manga. 
 
A estreia na televisão aconteceu no ano seguinte pela TV Tupi em "As Aventuras de Eva". Seu primeiro trabalho na Globo foi em 1977 em "Locomotiva" na faixa das sete. 
 
"Atuei em uma peça chamada Rendez-Vous, em que fazia seis ou sete papéis. Era muito engraçado. Eu fazia uma inglesa, uma grã-fina, uma porção de coisas. E estavam querendo levar Locomotivas, precisavam de uma mulher tipo vedete. Cismaram que eu tinha sido vedete, então me chamaram para fazer. Eu fazia a Kiki Blanche, a dona de um cabeleireiro, e que tinha sido vedete. Eu entrei e agradou. E nunca mais saí", lembrou ela em entrevista ao Memória Globo.
 

 

"Licença para ser pretensiosa"

Conhecida pelo estilo próprio de humor, que passou a ser denominado como "gênero Eva", a atriz atuou em dezenas de novelas, incluindo títulos de Janete Clair como "Coração Alado" (1980) e "Sétimo Sentido" (1982).
 
Ela também fez "Top Model" (1989), de Walther Negrão, uma de suas novelas favoritas, "Suave Veneno" (1999), de Aguinaldo Silva, "Hilda Furacão" (1998), de Gloria Perez. 
 
Com Gloria Perez, Todor ainda realizou os trabalhos "Caminho das Índias", "América" e seu último papel na televisão em "Salve Jorge". 
 
Ao site Memória Globo, ela fez a seguinte reflexão: "Minha vida foi tranquila, limpa, muito transparente em todos os sentidos. Peço licença para ser pretensiosa, mas podem verificar, podem pesquisar, e vão saber que estou falando a verdade".