Topo

Garotinha brinca de ser repórter e aponta desleixos do poder público em SP

Gilvan Marques

Do UOL, em São Paulo

18/12/2017 17h23

Usando microfone e câmera de isopor, a pequena Mirella Archangelo, uma garotinha de 11 anos, tem chamado a atenção das redes sociais ao apontar desleixos do poder público em seu bairro, no Parque Avelino, em Ribeirão Preto (SP).

Nos vídeos, Mirella brinca de ser repórter e usa seu microfone para mostrar problemas com os quais ela convive diariamente, como vazamentos de água e buracos na rua.

A brincadeira ao lado de amigos se espalhou pela internet: em uma página do Facebook, por exemplo, um dos vídeos onde Mirella entrevista outras três crianças já soma mais de meio milhão de visualizações.

"Ela leva tudo na brincadeira, mas a gente não imaginava que teria toda essa repercussão", disse Amanda Archangelo, mãe da pequena Mirella, em contato com a reportagem do UOL, por telefone.

O primeiro vídeo da criançada foi publicado no dia 29 de outubro, quando Mirella mostrou o alagamento da rua de sua casa após um forte temporal.

"Por coincidência, eles tinham acabado de ganhar o microfone. Ela chegou e me falou assim: 'Mãe, como é que faz agora para arrumar essa rua?' Eu falei: 'Faz um vídeo e quem sabe alguém vê e faz alguma coisa'. Fizemos [o vídeo] e postamos por brincadeira", relatou Amanda.

Mirella, que num dos registros perguntas se vai ter que "deixar seu sonho de ser jornalista para se tornar prefeita", disse que continuará publicando os vídeos. "Quero ajudar ao próximo, quero melhorar a cidade", disse ela, que criou o seu próprio canal no YouTube.

Procurada pelo UOL, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto não quis comentar os vídeos, mas prometeu que o problema da buraqueira apontado por Mirella será solucionado até a próxima quarta-feira (20).