Topo

Giardini conta como Januza a ajudou com racismo: "Experiência perturbadora"

Eliane Giardini é Nádia em "O Outro Lado do Paraíso" - Rsquel Cunha/Globo
Eliane Giardini é Nádia em "O Outro Lado do Paraíso" Imagem: Rsquel Cunha/Globo

Marcela Ribeiro

Do UOL, no Rio

18/12/2017 04h01

Desde o início de "O Outro Lado do Paraíso", Nádia, vivida por Eliane Giardini, destila seu veneno e mostra seu lado machista e racista com ofensas absurdas, sobretudo na primeira fase da novela, quando humilhou em várias ocasiões a então empregada doméstica Raquel (Érika Januza), que se envolveu com o seu filho Bruno (Caio Paduan).

O ápice talvez tenha sido quando ela expulsou Raquel de sua casa: "Meu filho jamais casará com uma preta. Entendeu bem?"

Aos 65 anos e com 45 de carreira, a atriz admite que ficou surpresa ao receber os primeiros textos da sua personagem. "Fiquei muito chocada. Era muito duro ver no papel aquelas falas e encontrar a maneira mais natural de dizer foi o meu foco. Acreditava que se não fosse a extrema naturalidade ficaria irreal. Disse várias vezes aquelas falas até soarem muito orgânicas e naturais", explica Eliane.

Antes de gravar as cenas de conflito de Nádia, a atriz conversou com Érika Januza, que revelou ter sofrido com o racismo na vida real.

"Conversei muito com a Érika. A experiência real é sempre mais perturbadora. Ela me ajudou muito com suas experiências, é um doce de menina, muito consciente de seu papel e faz isso exemplarmente."

Nádia desmaia ao descobrir que Raquel é a nova juíza - Raquel Cunha/Globo - Raquel Cunha/Globo
Nádia desmaia ao descobrir que Raquel é a nova juíza
Imagem: Raquel Cunha/Globo


Eliane comenta ainda sobre o fato de o preconceito ser forte e presente na sociedade: "O que percebo é que o racismo sempre esteve muito encoberto em nosso país. Muito disfarçado de um país cordial, que acolhe todas as raças. O que tem acontecido é que as estatísticas tomaram a frente e desmentiram totalmente essa versão dos fatos. Em um país quase totalmente negro, as oportunidades são escassas, em todas as frentes, e isso é que assumiu o protagonismo. E assusta muito".

Na segunda fases da novela de Walcyr Carrasco, Raquel, que saiu da casa da ex-patroa avisando que "o mundo dá voltas", reapareceu poderosa como a nova juíza de Palmas, trabalhando ao lado do marido de Nádia, Gustavo (Luís Melo). 

"Não sei se Nádia ainda terá espaço para aprontar com a Raquel. O que me parece é que as coisas se inverteram e agora Nádia e Gustavo é que estão dançando conforme a música dela. Mas é claro que tentarão", comentou Giardini, entre risos.

Nádia (Eliane Giardini) se veste de empregada para realizar fantasia do marido Gustavo (Luís Melo) em "O Outro Lado do Paraíso" - Reprodução/Globo - Reprodução/Globo
Nádia (Eliane Giardini) se veste de empregada para realizar fantasia do marido Gustavo (Luís Melo) em "O Outro Lado do Paraíso"
Imagem: Reprodução/Globo


Ao mesmo tempo que Nádia se posiciona moralista e rígida, a dona do salão de beleza fica bem soltinha quando está entre quatro paredes com o marido. Nas cenas mais divertidas da malvada, ela brinca de "cavalinho" com Gustavo e satisfaz seus fetiches. No sábado (9), ela se vestiu de empregada, fez sotaque nordestino e levou algumas palmadas do "patrão".

"Acho que isso completa o perfil da mulher que vive para o lar e fazer o marido feliz. Tenho dúvidas se não responde aos desejos do marido. Vamos ver na sequência se essas fantasias são desejo dela também ou mais um quesito no papel da esposa perfeita", analisa a atriz.

Nos próximos capítulos, Nádia se vestirá de Marilyn Monroe e as cenas tem garantido momentos de risadas entre a atriz e seu parceiro de cena. "Temos nos divertido muito, sim. São pequenas cenas onde interpretamos outros papéis e até parodiamos personagens da novela. O casal tem esse lado do humor que contrabalança tanta maldade."  

Vovó apaixonada

Na vida pessoal, Eliane Giardini está muito animada para o primeiro Natal ao lado de Antônio, seu primeiro neto, filho de Mariana, fruto do seu casamento com Paulo Betti.

"Estou totalmente imersa nesse papel. Os primeiros sons, os olhares que mudam a cada dia. Um bebê numa casa muda o ritmo de tudo. Ele é o protagonista de nossas vidas hoje. Neste Natal minha família virá toda para conhecê-lo. Estou totalmente apaixonada por ele", suspira.

 

 

 

Antônio!!! Um mês e três dias de alegrias ??

Uma publicação compartilhada por @ elianegiardinioficial

 

em