Ator Henrique César morre de câncer a três dias de comemorar 85 anos


Do UOL, em São Paulo
09/01/2018 16h34
Morreu, aos 84 anos, o ator Henrique César, com seis décadas de carreira e dezenas de trabalhos no cinema, teatro e televisão. Ele estava internado no hospital municipal Ronaldo Gazolla, no bairro de Acari, zona norte do Rio de Janeiro, com pneumonia e metástase de um carcinoma. Henrique César faria aniversário na próxima quinta-feira (11).
A morte de Henrique César foi confirmada pelo filho do ator, Ricardo Nimitz de Souza Oliveira, no Facebook. "Lamento informar a todos que meu querido pai e ator Henrique César acabou de falecer no Rio de Janeiro, às 15h15, no hospital municipal Ronaldo Gazolla, em Acari", escreveu na última segunda.
Veja também
O velório de Henrique César acontecerá nesta quarta, no cemitério da Penitência (centro do Rio), a partir das 8h. O ator será cremado no mesmo dia, às 14h, no cemitério do Caju.
O filho de Henrique César tentou transferir o pai para um hospital especializado em câncer e tinha até uma ambulância preparada, mas os médicos proibiram o deslocamento porque o paciente não tinha condições de ser removido.
Em seis décadas de carreira, Henrique César atuou em mais de 60 trabalhos, entre filmes, séries, novelas e peças teatrais. No cinema, estreou na comédia "Vou Te Contá", em 1958, e seu papel mais recente foi no longa-metragem "Memórias Póstumas" (2001), adaptação do romance de Machado de Assis.
45 novelas
O ator trabalhou em 45 novelas em praticamente todas as emissoras. Passou por Excelsior, Tupi, Band, Cultura, Manchete, SBT, Record e Globo. A primeira foi "Ilsa" (1964), na extinta Excelsior, onde também trabalhou em "Redenção" (1966), a mais longa da história da TV brasileira. Nos anos 70, dividiu-se entre novelas da Record e da Tupi.
O trabalho mais recente de Henrique César foi uma participação em "Babilônia" (2015), como um cadeirante que protestou após tentar usar a rampa da calçada e ser impedido por causa do carro de Luís Fernando (Gabriel Braga Nunes).