Topo

Cabeleireiro que repaginou Clara critica visual: "Perdeu irreverência"

Hairstylist Neandro Ferreira é quem criou o novo visual de  Bianca Bin para a virada de "O Outro Lado do Paraíso" - Reprodução/Instagram
Hairstylist Neandro Ferreira é quem criou o novo visual de Bianca Bin para a virada de "O Outro Lado do Paraíso" Imagem: Reprodução/Instagram

Felipe Pinheiro

Do UOL, em São Paulo

09/01/2018 16h51

Profissional responsável pelo visual de Clara (Bianca Bin) que marcou virada da personagem em "O Outro Lado do Paraíso", Neandro Ferreira criticou o cabelo atual da mocinha. Na opinião do hairstylist, o visual da atriz não é o mesmo que ele idealizou.

"Caiu muito no comum. Perdeu a irreverência. Está um cabelo normal, muito do interior. A novela se passa em Palmas, no Tocantins. A personagem vem de volta com aquela cara mais urbana, da Europa. Perdeu a sofisticação", diz.

Depois de passar dez anos interditada em um hospício, Clara ressurgiu rica e repaginada em um grande evento que reuniu a alta sociedade da capital do Tocantins. A personagem chocou seus algozes, alvos de sua vingança "sem armas", como ela denomina.

Neandro diz que foi contratado pela Globo para criar um estilo moderno, que segundo ele se perdeu ao longo dos capítulos. "Estou vendo que o cabelo mudou e eles [da Globo] é que estão fazendo a manutenção. Não sei o que aconteceu. Eu fui pago por uma diária. Não sei se a Globo ou se a atriz não quis mais investir", observa o profissional, que já fez cabelos de famosos como Camila Queiroz, Bárbara Paz e Patrícia Pillar. Ele afirma ter recebido cerca de R$ 1.500 pelo corte de Bianca Bin.

Clara retorna deslumbrante a Palmas e deixa seus rivais de queixo caído - Raquel Cunha/Globo - Raquel Cunha/Globo
Clara retorna deslumbrante a Palmas e deixa seus rivais de queixo caído
Imagem: Raquel Cunha/Globo
 Neandro conta qual foi sua ideia e o que mudou no visual da mocinha Clara. Ele, que vive em Londres, diz que foi convocado pela emissora para inovar: "Quando a Globo me chamou, foi para tentar sair um pouco do padrão da caretice brasileira. Quando eles me chamam é porque sabem que vou fazer o que eu sei e o que acredito. Eu não tenho a preocupação de entrar no padrão brasileiro. Não vim pra cá para isso. E nem para agradar a maioria. Eu faço o trabalho que aprendi em Londres".

O profissional define o conceito do estilo que pensou para a virada da personagem na trama. "É uma jovem, rica, vingativa, rebelde. Pensei logo num visual rock and  roll, um cabelo despojado, sem cara de salão, com uma franja desconstruída. Ela fico sofisticada, não ficou com cara de perua de salão. Ficou jovem com elementos de rebeldia. Isso causou no começo. E deu o ibope que eles queriam", explica.

Para ele, o visual de Clara atualmente é mais conservador. "Acho que está com um buraco no meio muito reto, com marca de tesoura reta. Antes estava com um desenho que modelava o rosto. Não é a mesma coisa. É outro conceito. Caiu no comum".

A Globo, procurada pelo UOL, informou que embora o cabelo da personagem tenha sido criado pelo hairstylist, a manutenção do visual é de responsabilidade da equipe de caracterização da novela.

"O conceito do corte da personagem Clara, de 'O Outro Lado do Paraíso', foi idealizado e realizado por um hairstylist, mas a manutenção do corte sempre é feita pela equipe de caracterização da novela. Nada mudou nesse sentido. O mesmo hairstylist foi o responsável pelo corte no cabelo da atriz Juliana Caldas, que interpreta a Estela. A manutenção deste cabelo também é realizada pela equipe de caracterização. E não há, por enquanto, qualquer previsão de [novas] mudanças no corte de cabelo de Clara", disse a emissora.

"Tenho humor inglês"

Neandro Ferreira diz ter acompanhado também a repercussão negativa do corte de cabelo de Clara, que na primeira fase tinha os fios mais longos e sem a franja marcante. E garante não ter se incomodado com as críticas. 
 
"Uma telespectadora perguntou se tenho mal de Parkinson e por isso que a franja ficou esburacada. E recebi mensagens pedindo para eu falar com o diretor para mudar a franja, que não tinha ficado bacana", conta ele, rindo. "Não me incomodou nem um pouco. São pessoas que não têm muitas informações. E eu tenho um humor inglês, por isso achei muito engraçado. Eu me diverti muito".