Topo

Não é só Brumar! Fã-clubes ficam até 30 horas sem dormir à caça dos ídolos

Perfil no Instagram dedicado a Bruna Marquezine e ao Neymar comemora volta do casal - Reprodução/Instagram
Perfil no Instagram dedicado a Bruna Marquezine e ao Neymar comemora volta do casal Imagem: Reprodução/Instagram

Gisele Alquas

Do UOL, em São Paulo

15/01/2018 04h00

Eles fazem tudo por seus ídolos: até ficar sem dormir e viajar por várias cidades. Vale qualquer sacrifício para não perder uma notícia do artista. Que o diga o maior fã-clube do Instagram do casal Bruna Marquezine e Neymar. Denominado “Brumars-nb”, o perfil tem 154 mil seguidores e publica fotos de hora em hora de tudo que envolve o casal. 

A responsável pela conta é a adolescente Silvana Letícia Santos de França, de 15 anos, moradora de São Paulo. Fã de Neymar e Bruna desde 2012, a estudante passou a se dedicar ao casal em 2014, um ano depois que os dois anunciaram o romance pela primeira vez. “Quatro de julho de 2014 foi a data que eu realmente percebi que já estava apaixonada pelo casal, pois me vi acompanhando tudo deles”, conta Silvana ao UOL.

Marquezine e Neymar assumiram pela primeira vez o namoro no Carnaval de 2013. Desde então, são muitas idas e vindas que parecem difíceis de acompanhar para qualquer cidadão comum, mas não para os fãs, que relembram cada episódio como um marco em suas vidas. 

Na virada de ano de 2016, após um período separados, o casal reatou, mas terminou seis meses depois, para o desespero de Silvana e seu grupo. “Apesar dos boatos na época, ninguém acreditava, mas quando Neymar anunciou foi uma surpresa, foi péssimo, não dava nem para acreditar”, lembra.

Já no réveillon deste ano, a euforia tomou conta da adolescente e dos demais fãs quando Bruna e Neymar reataram o namoro novamente, em Fernando de Noronha. O grupo praticamente passou a noite em claro em busca de informações e imagens dos dois juntos. A notícia que reataram já havia se espalhado antes do anúncio oficial, segundo a estudante. 

“Não foi muita surpresa, já era de se esperar eles passarem o réveillon juntos. Mas eu fiquei mega feliz mesmo assim, é impossível evitar a emoção e felicidade”, afirma Silvana, lembrando que o casal tinha ficado no casamento de Marina Ruy Barbosa, em outubro do ano passado.

Apesar de muito ativa no Instagram, a estudante garante que a rotina de fã não interfere em sua vida pessoal. “Participo de um grupo no Whatsapp que me mandam muita coisa. Eu pego tudo e posto, o que facilita para deixar atualizado. Fico até de madrugada, estou de férias da escola e não consigo dormir cedo”, conta ela, que ainda não conhece pessoalmente nenhum dos ídolos.

Brumar não é o mais seguido

Apesar de ruidosos, os fã-clubes do casal Brumar não são os com maior número de seguidores no Instagram. O campeão em popularidade é dedicado à amiga e colega de trabalho de Bruna, Marina Ruy Barbosa. O “Marina Ruy Ruiva” tem 269 mil seguidores, à frente do "Anittado", dos fãs de Anitta, com 200 mil.

Caio Madeira encontra Marina Ruy Barbosa em São Paulo no lançamento do livro dela de poesias - Arquivo pessoal  - Arquivo pessoal
Caio Madeira encontra Marina Ruy Barbosa em São Paulo no lançamento do livro dela de poesias
Imagem: Arquivo pessoal

Com menos frequência de postagens do que o de Marquezine e Neymar, o perfil é atualizado diariamente com imagens da atriz, a mocinha da novela das sete “Deus Salve o Rei” -e, ironicamente, rival da amiga Bruna Marquezine na trama.

Caio Madeira, de 19 anos, morador de Limeira, interior de São Paulo, é o dono do perfil dedicado à Marina. Ele conta que conheceu o trabalho da ruiva em “Império”, em 2014, na qual ela interpretou a ninfeta Maria Ísis. Mas foi como a gata borralheira em “Totalmente Demais”, de 2015, que o amor pela atriz desabrochou.

“Comecei no Twitter e me aproximei dela cada vez mais. Então, criei o Instagram para dar apoio à sua carreira e retribuir tudo o que ela fez por mim”, diz. Para Caio, Marina, que segue o perfil-homenagem, o fez “conhecer o verdadeiro significado do amor de fã”. 

“Ela também me ensinou acreditar nos meus sonhos para que ele se realizem”, emociona-se Caio, que já se encontrou com a ídola três vezes: “Os melhores momentos de minha vida”. Sem sinais de ciúmes, o jovem conta que acompanhou cada momento do casamento de Marina Ruy Barbosa com o piloto Xandinho Negrão pelas redes sociais, no ano passado, e afirma ter ficado muito feliz por ela.

“O aniversário dela é a data que mais me dedico e dou o melhor de mim. Estou sempre apoiando a Marina em tudo o ela faz e fico feliz por ela em todas a suas conquistas”, diz Caio, generoso.

Reality da vida real

O representante comercial João Romeu, de 53 anos, é responsável pelo perfil “Máfia Canarinho”, com 56 mil seguidores no Twitter, que organiza multirões de votação para participantes que estão na berlinda dos reality shows, como “BBB” e “A Fazenda”. Fã dos dois programas, ele conta que já chegou a ficar 30 horas acordado para tentar salvar um "brother".

“Foi quando o Yuri foi para um dos paredões e, junto com os fãs dele, ficamos buscando voto”, lembra João, que começou a organizar torcidas de participantes de reality shows com Diogo Preto, do “BBB11”. Ele jura que nunca recebeu dinheiro das famílias ou dos participantes pelo trabalho. 

"O máximo que acontece é me convidarem para participar das plateias dos paredões ou conhecer participantes pessoalmente. Dinheiro nunca rolou, até porque quando a coisa é passa a ter essa obrigação e perde a graça", afirma ele, que escolhe para quem torcer conforme o carisma. "Às vezes nem é o favorito, mas eu gosto de desafio", ressalta. 

Perfil de João Romeu no Instagram é dedicado a torcidas de participantes de reality show - Reprodução/Instagram  - Reprodução/Instagram
Perfil de João Romeu no Instagram é dedicado a torcidas de participantes de reality shows
Imagem: Reprodução/Instagram