Topo

Primeira repórter trans relata preconceito e "porta na cara" em emissoras

Lisa Gomes é repórter do "TV Fama", na Rede TV! - Divulgação/RedeTV!
Lisa Gomes é repórter do "TV Fama", na Rede TV! Imagem: Divulgação/RedeTV!

Gilvan Marques

Do UOL, em São Paulo

16/01/2018 04h00

Primeira repórter trans da TV aberta brasileira, Lisa Gomes Cordeiro diz que enfrentou preconceito e "porta na cara" de outras emissoras onde tentou emprego, antes de ser efetivada como no programa "TV Fama", na RedeTV!, há quatro anos.

Nascida em Recife (PE), Lisa, 34, se mudou para São Paulo aos 19 anos e se formou em Jornalismo e Rádio em TV. Após terminar a faculdade, começou a procurar emprego. Ela conta, no entanto, que nada foi fácil.

"Fiquei um ano batalhando. Cheguei até a fazer teste na Globo para entrar como produtora. Fui em outras emissoras. Não foi fácil. Quando chegava nas TVs, diziam: 'Desculpa, mas a gente não tem patrocinador para o seu público'", lembra. "Ninguém queria linkar a marca ao público LGBT. TV é dinheiro e todo mundo sabe disso".

Lisa diz não ter dúvidas de que se tratava de preconceito. "Lógico que a gente vai escutar 'não' ao longo da vida, mas escutar o 'não' já sabendo que é por puro preconceito é pior ainda", desabafou.

Depois de muita insistência, Lisa enfim conseguiu a sua primeira oportunidade em TV em rede nacional na RedeTV!, em 2014, onde afirma ter ido "montada' à entrevista de emprego.

"[Hoje] eu tenho uma responsabilidade de mostrar para outras drags que a gente pode, sim, entrar para o mercado de trabalho, que existem portas abertas e que tem pessoas que acreditam em nosso talento", diz ela, que iniciou o processo de transição de gênero logo após ser contratada pela emissora.

Treta com Pabllo Vittar

Apesar do discurso sobre representatividade de drags e pessoas trans, Lisa muda o tom quando o assunto é Pabllo Vittar, um dos destaques da música brasileira atual e uma das drags mais populares do mundo.

Em setembro do ano passado, Lisa Gomes estava falando com a cantora, quando, segundo conta, um assessor a teria retirado no meio da entrevista. Os dois bateram boca. Minutos depois, Lisa afirma que Pabllo teria dado as costas à ela.

Lisa admite uma certa mágoa com Pabllo Vittar. "Eu fiquei chateada com a Pabllo, sim. Como cantora, ela teria que prezar pela nossa classe também. Hoje não consigo nem ouvir as músicas dela", detona. "Eu acho, sim, que foi estrelismo da assessoria e da Pabllo também. Temos tantos grandes artistas, como Ivete, que param e falam com a imprensa. Então, assim, o sucesso subiu à cabeça", completou.

Consultada pela reportagem do UOL, a assessoria de Pabllo disse que não se manifestaria sobre o assunto.