Topo

Ator que fez 27 delegados diz que já foi confundido com policial de verdade

Ricardo Pavão em "Êta Mundo Bom" (2016), "Chamas da Vida" (2008) e "Cobras e Lagartos" (2006). Nas três, ele interpretou delegados - Reprodução/TV Globo/Record TV/Montagem UOL
Ricardo Pavão em "Êta Mundo Bom" (2016), "Chamas da Vida" (2008) e "Cobras e Lagartos" (2006). Nas três, ele interpretou delegados Imagem: Reprodução/TV Globo/Record TV/Montagem UOL

Guilherme Machado

Do UOL, em São Paulo

22/01/2018 04h00

Entre médicos, bailarinas com bigode, travestis, mocinhos e bandidos, Ricardo Pavão já fez de tudo e mais um pouco na televisão em seus mais de 40 anos de carreira. Mas o que chama mesmo atenção no seu currículo são os delegados.

“Já fiz 27 delegados. Na Band, na Manchete, na Cultura. Só não fiz no SBT, porque nunca trabalhei lá. Na Globo fiz um montão, devia me aposentar pela Secretaria de Segurança Pública”, brinca o ator ao UOL.

Atualmente no ar, ele encara um personagem diferente: o inescrupuloso Vasco de “Tempo de Amar”, que será capanga de Delfina (Letícia Sabatella). "Fazer o outro lado é uma delícia. O Vasco vai fazer coisas tão horrorosas que eu estou chamando ele de ‘Asco’."

Na "função" que o consagrou, Pavão destaca o delegado Fausto de “Chamas da Vida” (2008), da Record. O personagem foi responsável por desvendar vários crimes no folhetim. “Delegado é função, delegado tem nome. Então cada um você vai tentando uma coisa, eu já fiz delegado que falava bem quietinho assim. Nunca fiz delegado corrupto, e espero não fazer, não gosto muito de trabalhar com esse material”, diz.

As aventuras como policial foram muitas. “Uma curiosidade de fazer delegado é que você visita muitos cenários. Você não fica preso em um canto só. Você vai no cenário dos outros, atrapalha muito a vida dos outros, faz a história andar, então é divertido. Já dei muito tiro, já andei de helicóptero, já capotei de carro”, enumera. “Já fui até confundido com polícia de verdade."

Um papel atrás do outro

Ricardo Pavão como Vasco em "Tempo de Amar" - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Ricardo Pavão como Vasco em "Tempo de Amar"
Imagem: Reprodução/TV Globo
Trabalho não é estranho para Ricardo Pavão. Para se ter uma ideia, o ator emendou outras duas novelas das 18h antes de entrar em “Tempo de Amar”: “Êta Mundo Bom” e “Sol Nascente”, ambas de 2016.

“Teve um ano, antes de existir internet, que eu estava ao mesmo tempo nas três novelas: das 18h, das 19h e das 20h. Estava precisando de dinheiro e eles eram meio desatentos naquela época. Hoje em dia não é assim, não seria possível."

Ele também esteve nas duas versões de “Irmãos Coragem”, clássico de Janete Clair, e sonha em encontrar algum material da novela original no qual apareça. “Na primeira versão, eu tinha vinte e poucos anos. Na segunda, eu era o dono da adega onde os irmãos se reuniam”, lembra.

Sobre sua carreira de coadjuvante, ele diz: “Não existem pequenos papéis, existem pequenos atores [risos]. Não tenho o menor problema, tenho que trabalhar, faço o que vier. Tem dias que você faz um prédio grande, em outros, uma casinha de cachorro."

"Ser ator é poder vivenciar muitos aspectos do ser humano, é um privilégio”, conclui.