Topo

Mãe de Luciana Gimenez volta às novelas e diz que pediu emprego por e-mail

Vera Gimenez fará uma participação em "Tempo de Amar" - RedeTV!/Artur Igrecias
Vera Gimenez fará uma participação em "Tempo de Amar" Imagem: RedeTV!/Artur Igrecias

Guilherme Machado

Do UOL, em São Paulo

29/01/2018 04h00

Vera Gimenez está de volta às novelas. A atriz de 69 anos fará uma participação em "Tempo de Amar", atual novela global das 18h. O convite partiu do diretor artístico da trama, Jayme Monjardim, mas ela admite que já havia sondado o diretor de teledramaturgia da emissora, Silvio de Abreu, por e-mail.

"Silvio frequentava minha casa. Há uns quatro, cinco meses eu tinha pedido para ele. Eu passei um e-mail para ele e a gente conversou sobre isso. Eu não vou mais lá pessoalmente, bater na porta, não tenho mais estrutura para isso", disse a mãe da apresentadora Luciana Gimenez ao UOL que, até o momento, sabe pouco sobre o papel que fará no folhetim de época.

"É uma participação pequena, nem está marcado ainda para gravar. É uma mulher portuguesa, que está vendendo uma barraca de verduras. Não sei mais nada", conta. Vera não sabe se contracenará com Mário Gomes, que também retorna à Globo em "Tempo de Amar" após dez anos afastado da emissora.

A atriz fez muito sucesso na pele de Paula, uma das rivais da babá Nice (Susana Vieira) em "Anjo Mau" (1976), de Cassiano Gabus Mendes, e atuou em diversas novelas desde então.

Sua última participação foi no remake de "Tititi" (2010), no qual interpretou Madame Cantanutti, a mesma personagem que viveu na versão original da novela, exibida em 1985. "Estou felicíssima, o Jayme é uma pessoa maravilhosa. Estou com vontade de voltar a trabalhar, a gente se sente viva, né? É muito gostoso", comemora.

Famosa por estrelar diversas pornochanchadas nas décadas de 70 e 80, Vera também deve retornar aos cinemas em 2018 no longa "Luciana", baseado na história real de uma travesti brasileira que parte para a Itália. O filme também terá no elenco Reynaldo Gianecchini, Chay Suede e Marco Antônio Gimenez, filho de Vera.

A atriz diz que a falta de convites para atuar na televisão foi algo que já a incomodou bastante, mas não mais. "Sou bem psicanalisada, sou psicóloga. Há alguns anos, quando eu era contratada da Globo, realmente me deixava muito frustrada. Aliás, uma das últimas vezes que eu saí de lá, faz muitos anos, sentei no meu carro e chorei uma meia hora no estacionamento. Atualmente, não. Fico triste porque sou atriz, mas eu faço tanta coisa legal...", explica.

Vera Gimenez como Paula em "Anjo Mau" - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Vera Gimenez como Paula em "Anjo Mau"
Imagem: Reprodução/Instagram
Veterana na TV, Vera conta sentir também um pouco de culpa por ter, segundo ela, abandonado a carreira. "Fui fazer faculdade, trabalhei durante algum tempo como psicóloga. Depois minha vida foi muito tumultuada. Perdi meu pai, depois perdi meu marido, tive câncer, fui mandada embora da Globo em 1999. Não sinto que ninguém está me devendo nada, quero trabalhar porque é o direito de todo mundo".

Doença e ajuda de Luciana

Vera teve de enfrentar o câncer em mais de uma ocasião em sua vida. Em 1994, ela descobriu um câncer de mama. Em 2004, foi diagnosticada novamente com a doença, dessa vez na costela. Em 2014, após uma recidiva, teve de voltar a fazer radioterapia.

Olhando para trás, ela acredita que seu estado emocional teve responsabilidade no surgimento da doença. "Quem teve câncer uma vez tem que estar de olho para o resto da vida. Sei exatamente o que aconteceu comigo: perdi meu marido e seis meses depois tive câncer. Acho que no caso de pessoas que sofreram um baque muito grande pode acontecer [a doença]. E foi o que aconteceu comigo".

Ela também faz questão de mostrar sua gratidão à filha famosa. "Só meu plano de saúde é R$ 4 mil. Tratamento de câncer custa caro. Se eu não tivesse a Luciana estava ferrada, porque quem paga é ela". 

Pronta para encarar os próximos desafios, a atriz diz que está bem, e que sua única queixa é uma dor no quadril, que vem tratando com fisioterapia.