Topo

Benê revela ao pai que é autista e emociona o público em "Malhação"

Benê explica ao pai que é autista em "Malhação - Viva a Diferença" - Reprodução/TV Globo
Benê explica ao pai que é autista em "Malhação - Viva a Diferença" Imagem: Reprodução/TV Globo

Do UOL, em São Paulo

23/02/2018 19h02

Benê (Daphne Bozaski) revelou ao pai que é autista e emocionou os telespectadores em um dos momentos mais esperados de "Malhação - Viva a Diferença". Em cena exibida no capítulo desta sexta-feira (23), ela reviu o pai em sua casa e decidiu explicar a ele o que é a sua síndrome.

"Eu vim aqui te dizer o que tenho. Se você nunca se interessou em saber, agora eu mesma vou contar. Quando eu era criança, pai, ainda no tempo em que ganhava bonecas, fui diagnosticada com autismo. Mas depois de muitas conversas com a minha psicóloga, com vários médicos e com um neuropedagogo amigo da diretora da minha escola, me falaram que eu era Asperger", disse Benê ao pai, Cícero.

"Asper o quê?", perguntou ele, sem entender o nome da síndrome. "Eu explico. É uma síndrome que afeta a minha capacidade de socialização. E descobrir isso foi muito bom', complementou Benê, deixando o pai ainda mais confuso: "Bom? Como isso pode ser bom?".

"É que de repente, por causa disso, descobri um monte de coisas sobre mim. Isso explicava a minha dificuldade de fazer amigos. E mesmo eu tirando notas altas na escola e sabendo o nome de todas as espécies de pássaros, tinha dias que eu não queria ver nem conviver com ninguém, muito menos tocar e abraçar as pessoas", explicou Benê, que ressaltou não ser doente.

"Minha psicóloga explicou que Asperger continua sendo um estado do aspecto autista. Isso quer dizer que sou uma autista com habilidade para fazer muitas coisas. E isso não é uma doença. É uma diferença humana. Cada Asperger é de um jeito e não adianta checar os sintomas. Isso foi o mais legal, porque descobri que sou como todo mundo e cada pessoa tem o seu jeito de ser. Mesmo que eu pareça esquisita porque tenho uma maneira diferente de entender o mundo, esse é o meu jeito de ser, pai", completou, às lágrimas.

A revelação de Benê e o raro choro da personagem comoveram os telespectadores e atores de "Malhação", como Bruno Gadiol, nas redes sociais. As tags "Benê", "Daphne, obrigado pela Benê" e "Representação com respeito", referentes à novela, ficaram entre as mais comentadas no Twitter.