Topo

Ex-BBB Mariana Felício fala do drama de gêmeos prematuros: "São guerreiros"

Os ex-BBBs Mariana Felício e Daniel Saulo estão juntos há 12 anos e são pais de Anita, Antônio, João e Josém que na foto ainda estavam na barriga da mamãe - Reprodução/Instagram
Os ex-BBBs Mariana Felício e Daniel Saulo estão juntos há 12 anos e são pais de Anita, Antônio, João e Josém que na foto ainda estavam na barriga da mamãe Imagem: Reprodução/Instagram

Marcela Ribeiro

Do UOL, no Rio

28/02/2018 04h00

Mãe de Anita, 3 anos, Antonio 2 e dos gêmeos João e José, de pouco mais de um mês, a ex-BBB Mariana Felício não vê a hora de ter a família completa reunida em casa. Frutos da união com o também ex-BBB Daniel Saulo, os gêmeos nasceram prematuros com apenas 29 semanas (cerca de sete meses) de gestação em janeiro. Na última sexta-feira (23), João recebeu alta hospitalar, mas José segue internado na UTI neonatal. 

Mariana e o filho João, que recebeu alta na última sexta-feira (23/2) - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Mariana e o filho João, que recebeu alta na última sexta-feira (23/2)
Imagem: Reprodução/Instagram

"Os médicos tinham falado que a prematuridade seria certa, já desde o começo sabia que tinha essa chance por ser gemelar da mesma placenta", contou.

Desde novembro, os bebês travam uma luta pela sobrevivência. Mariana teve síndrome de transfusão feto-fetal, complicação grave e rara em gravidez de gêmeos univitelinos, e precisou realizar uma cirurgia chamada ablação placentária vascular aos seis meses de gestação.

"Essa cirurgia salvou a vida deles. Minha gravidez não tinha chance de prosseguir sem ela. Segundo o médico, se eu não operasse, eles não sobreviveriam e, mesmo depois da cirurgia, as chances de apenas um deles sobreviver era de 75%. Tive uma sorte muito grande: fiz o exame num dia e fui operada no outro. Por questão de horas, eles podiam morrer na barriga", lembra.

Mariana e o marido se agarram na fé para buscar forças de superar esse momento delicado e já se orgulham da força que os filhos tiveram antes mesmo de nascer. "Falo que eles já são um milagre, uma pessoa me disse que essa cicatriz [da cesárea] é a marca do milagre de Deus. Eles são muito guerreiros, essa cirurgia é muito difícil de sobreviver. Desde novembro, eles lutam para sobreviver."

Por enquanto, Mariana segue com o coração dividido, feliz e grata por ter João em casa, ganhando peso aos pouquinhos, e tensa por José ainda apresentar um quadro delicado. João deixou o hospital com apenas 42 cm e pesando pouco menos de dois quilos. Além de amamentar o bebê que teve alta, ela ainda vai ao hospital para tirar leite para o irmãozinho dele que segue internado.

"No começo eu tinha muito leite, até doei para o banco de leites. Agora o João está mamando no peito em casa e o complemento também com mamadeira. Mas meu leite diminuiu, passei por muita ansiedade e nervoso. Eles chegaram a ser entubados no mesmo dia", conta.

Os ex-BBBs Mariana Felício e Daniel Saulo se conheceram no "BBB 6" - Reprodução/Globo - Reprodução/Globo
Os ex-BBBs Mariana Felício e Daniel Saulo se conheceram no "BBB 6"
Imagem: Reprodução/Globo

Mariana e Daniel ainda não sabem se os gêmeos terão alguma sequela por conta do nascimento precoce, mas essa não é a preocupação agora.

"Não dá para saber nada de sequelas porque eles são muito novos. O bebê prematuro tem uma neuroplastia absurda. Mesmo que tenha algum dano, eles podem usar outra parte do cérebro para ativar. Nem estou preocupada com isso, existe essa possibilidade de não ter nada, mas me preocupo muito mais dele sair, ir para casa, a gente nem está focado nisso. Fico 24 horas por dia restabelecendo a minha fé, todos os dias entrego os dois nas mãos de Deus", torce.

Ela conta que sempre sonhou em ter quatro filhos, já que ela e o marido cresceram em famílias grandes. Juntos há 12 anos, Mariana e Daniel estão casados há 4 anos.

"A hora que o José tiver alta, vai ser o céu na terra para gente. Será a maior alegria da nossa vida. Quando eles nasceram, os médicos deram a previsão de alta do tempo certo que eles deveriam nascer, e eles estavam previstos para março. O João antecipou um pouco a alta, o que foi bom. Ele é muito bonzinho, só mama e dorme, não chorou nenhuma vez", conta.