Topo

Globo confirma que Silvio de Abreu vai comandar novelas e séries

Silvio de Abreu é diretor de Teledramaturgia da Globo - João Cotta/Divulgação/TV Globo
Silvio de Abreu é diretor de Teledramaturgia da Globo Imagem: João Cotta/Divulgação/TV Globo

Do UOL, em São Paulo

02/03/2018 12h43

Conforme antecipou o colunista do UOL Maurício Stycer, a Globo confirmou que Silvio de abreu assumirá o de Gênero de Dramaturgia Diária e Semanal do Entretenimento da Globo. Guel Arraes, diretor de dramaturgia semanal da emissora, pediu para deixar o cargo e não será substituído. Ele argumentou que está cansado do trabalho executivo e deseja voltar a trabalhar na criação.

“À frente da diretoria de Dramaturgia Semanal desde 2014, atuando no desenvolvimento e consolidação das séries e seriados da Globo, Guel Arraes decidiu voltar a se dedicar à criação e à direção. Assim, a partir da próxima semana, as diretorias de Gênero de Dramaturgia Diária e Semanal do Entretenimento da Globo passarão a ter uma gestão unificada, sob a responsabilidade de Silvio de Abreu”, afirma o comunicado enviado pela TV Globo. 

"Nesses últimos anos, amadurecemos com muita eficiência as dinâmicas tanto da Dramaturgia Diária quanto da Semanal. Silvio construiu um planejamento de longo prazo das novelas, desenvolveu novos talentos, lançou pelo menos 17 novos autores. Guel, não só implantou a Casa dos Roteiristas, como foi responsável pela diversificação de temas e formatos. Teve um papel fundamental na valorização do gênero, na nossa nova geração de séries e seriados. Estamos maduros para darmos mais esse passo na gestão do Entretenimento, para termos uma visão unificada dos vários formatos de Dramaturgia", explica Carlos Henrique Schroder, diretor-geral da Globo.

Silvio afirma que a gestão integrada das Dramaturgias Diária e Semanal vai a trazer mais dinamismo e diversidade para o público da Globo em suas diferentes plataformas. "Vamos intensificar as trocas, aprendizados e a evolução conjunta. Nas temáticas, nos estilos, nos formatos e nas narrativas", explica ele, detalhando a contribuição de Gloria Perez. "Gloria é uma criadora experiente, uma autora que tem o olhar aberto para temas contemporâneos, que falam ao coração do público e que são muito importantes para séries e seriados. É assim que ela vai me apoiar junto à Casa dos Roteiristas, me ajudando no planejamento e no dia a dia da Casa e sendo uma interlocutora valiosa para todos na discussão criativa de conteúdos de dramaturgia semanal".

O comunicado diz ainda que Guel Arraes deu um grande impulso à gestão e desenvolvimento dos projetos e programas. Foram 31 novas séries, seriados e temporadas exibidos com sucesso. Criada há um ano, a Casa dos Roteiristas também esteve sob seu comando. Com 28 projetos inéditos desenvolvidos e prontos para serem produzidos para diferentes plataformas, a Casa funciona nos moldes dos writers rooms americanos e conta com um time de autores que atua permanentemente em 12 salas. A estrutura passará a responder a Silvio de Abreu, que contará, para isso, com o apoio da autora Gloria Perez.