Topo

Televisão

Troféu Imprensa completa 60 anos, mas Silvio Santos é o centro das atenções

Lourival Ribeiro/SBT
Silvio Santos apresenta a 60ª edição do Troféu Imprensa Imagem: Lourival Ribeiro/SBT

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

04/03/2018 04h00

Premiação mais tradicional da TV, o Troféu Imprensa comemora seis décadas com a mesma atração principal há quase 50 anos. Dono do formato desde 1969, Silvio Santos continua sendo o centro das atenções e motivo para famosos e artistas de outras emissoras quererem ir ao SBT para conhecê-lo. O UOL acompanhou os bastidores do programa que irá ao ar neste domingo (4).

A reportagem chegou ao SBT às 11h da última terça-feira (27), mas não pôde acompanhar a gravação no estúdio por ordem da emissora. Contudo, foi possível saber o momento exato em que o programa começou: quando a plateia gritou ao ver Silvio entrando no palco.

Embora pareça um evento de gala (Eliana usou um vestido deslumbrante e os jurados escolheram os melhores ternos), Silvio transformou o Troféu Imprensa em um programa de auditório, com aplausos, gritos, tietagem e imprevistos. Maior estrela da premiação, o apresentador fez o que sabe de melhor: se divertir com suas perguntas indelicadas aos convidados.

Globais

Lourival Ribeiro/SBT
Vanessa Giácomo recebe Troféu Imprensa de melhor atriz de 2013 por "Amor à Vida" Imagem: Lourival Ribeiro/SBT
Vanessa Giácomo foi uma das "vítimas" do dono do SBT. A atriz, liberada pela Globo para receber o troféu de melhor atriz por "Amor à Vida", ouviu de Silvio: "Tem padrinho lá, né?". Ela antecipou as férias para ir ao SBT e não escondeu o nervosismo. "Eu estava viajando e voltei para receber. Fiquei emocionada por estar do lado dele, porque admiro muito", confessou. Outro global liberado foi Sergio Chapelin, que já trabalhou no SBT. Mas Silvio nem sabia direito que o jornalista já foi seu funcionário. "Lembrou nada, lembrou mais ou menos", brincou o ex-âncora do "JN".

Torta de climão

Lourival Ribeiro/SBT
Joelma recebe o Troféu Internet de melhor cantora de 2017 das mãos de Sonia Abrão Imagem: Lourival Ribeiro/SBT
Se foi coincidência ou de propósito, nunca saberemos, mas o SBT colocou Léo Dias e Sonia Abrão lado a lado no júri. O apresentador do "Fofocalizando", que estreou na premiação, reclama quase diariamente no SBT que a concorrente da RedeTV! "copia" suas notícias. Na gravação, porém, o clima entre os dois foi amistoso. Para azedar ainda mais o clima, Sonia foi chamada para entregar o Troféu Internet para a cantora Joelma, sua inimizade declarada desde a separação com Ximbinha.

Calypso ou Kaoma?

Além de precisar cumprimentar Sonia  Abrão, Joelma teve de lidar com a confusão de Silvio Santos, que confundiu a ex-vocalista da banda Calypso com a do grupo Kaoma, encontrada morta em janeiro de 2017. "Toca aquela famosa no mundo inteiro!", pediu o apresentador. Joelma tentou explicar que "Chorando se Foi" era de outra cantora, mas Silvio insistiu: "Essa é você?", perguntou, com a famosa lambada ao fundo. Nem a intervenção do assistente de palco Liminha ajudou o dono do SBT.

Irmãs Abravanel

Lourival Ribeiro/SBT
Patrícia e Silvia Abravanel posam com o pai, Silvio Santos, e seus respectivos troféus Imagem: Lourival Ribeiro/SBT
Em um dos momentos mais emocionantes da premiação, Patricia e Silvia Abravanel receberam juntas os troféus de melhor apresentadora e programa infantil e encheram o apresentador de beijos e abraços durante a gravação. O pai babão curtiu o momento família na TV, mas aproveitou a oportunidade para corrigir no ar Silvia, a filha "número dois": "Tá falando alto e depressa, fale mais coloquial".

Vai, Safadão!

Lourival Ribeiro/SBT
Wesley Safadão pede abraço a Silvio Santos após receber o Troféu Imprensa e o Troféu Internet Imagem: Lourival Ribeiro/SBT
Com a agenda apertada, Wesley Safadão chegou em cima da hora para receber seus troféus. Para piorar, Silvio o chamou para ir ao palco minutos depois. A produção implorou: "Corre, pelo amor de Deus! Ele está chamando!". A entrada atrasada deu um charme a mais para a presença do cantor, ovacionado pelo público e elogiado pelo apresentador. "Tá com sorte, hein, companheiro? Está na boca do povo!", disse Silvio. Safadão até pediu um abraço ao dono do SBT. "É um ícone, um mito. Vê-lo de perto é mais do que transparece para o público pela TV. Conhecê-lo foi um grande prêmio para mim, talvez até o maior", celebrou.