Topo

Eva Wilma fala sobre foto ao lado de Tônia Carrero: "Emblemática"

As atrizes Eva Todor, Tônia Carrero, Eva Wilma, Leila Diniz, Odete Lara e Norma Bengell em 1968, durante a passeata dos cem mil, em protesto contra a ditadura militar no Brasil, no Rio de Janeiro - Reprodução
As atrizes Eva Todor, Tônia Carrero, Eva Wilma, Leila Diniz, Odete Lara e Norma Bengell em 1968, durante a passeata dos cem mil, em protesto contra a ditadura militar no Brasil, no Rio de Janeiro Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

05/03/2018 15h29

Eva Wilma lembrou com carinho de sua amiga Tônia Carrero, que morreu no último sábado por conta de uma parada cardíaca. No "Vídeo Show" desta segunda-feira, a atriz relembrou um momento que viveu ao lado de Tônia e que foi imortalizado em uma foto: um protesto contra a censura durante a ditadura militar.

“Nós tivemos uma experiência muito interessante que às vezes o público desconhece. É uma foto famosa, emblemática, de um momento difícil para a cultura no país. Era uma mobilização contra a censura e pela cultura. Os teatros todos de São Paulo pararam, uma greve. A mobilização foi combinada de ser feita nos teatros municipais do Rio de Janeiro e de São Paulo. Três dias e três noites ininterruptos. A gente se revezava”, declarou ela.

Ela também falou sobre a dedicação que ela e seus colegas tiveram durante o protesto. “E o encerramento desses três dias e três noites comandados por pessoas tão brilhantes como Dias Gomes como Flávio Rangel...Eles combinaram que nós atrizes iríamos puxando todo mundo de mãos dadas na frente. E lá fomos nós, uma fila muito bonita de atrizes de mãos dadas”.

O depoimento de Eva emocionou os apresentadores Sophia Abrahão e Otaviano Costa, que chegaram a chorar no ar.