"Marielle Franco, presente"; "Vídeo Show" faz homenagem à vereadora morta
O fim do "Vídeo Show" desta sexta-feira (16) entrou no clima de luto que tomou conta dos telejornais e programas da Globo e fez uma homenagem à vereadora Marielle Franco e seu motorista Anderson Pedro Gomes, assassinados na noite de quarta-feira (14) na Lapa, bairro da região central do Rio de Janeiro.
Marielle foi a quinta vereadora mais votada do Rio nas últimas eleições municipais de 2016 e foi a terceira mulher negra a ocupar uma cadeira no Palácio Pedro Ernesto. As mortes causaram uma comoção nacional, principalmente pelo ativismo de Marielle, que lutava pelo respeito aos direitos humanos, com foco nas mulheres negras e dos moradores das favelas cariocas, alvos constantes de ações de criminosos e policiais.
Com olhos marejados, um dos apresentadores do programa, Otaviano Costa, leu um texto que lembrou não só da morte da vereadora, mas de outras que também comovem o país.
"Estamos chegando ao finalzinho de nosso programa e eu queria lembrar. Esse Brasil de brancos, negros, de professores, policiais, jovens, donas de casa, pais filhos. Tanta gente do Rio, tanta gente de São Paulo, tanta gente do Brasil, tanta gente morrendo. Tanta gente perdendo a esperança, uma chacina nacional. Estamos sendo mortos. Mataram também Marielle Franco, uma mulher criada na favela da Maré [zona norte do Rio], aqui no Rio", dizia o texto.
Sophia Abrahão, tão emocionada quando o companheiro de apresentação, lembrou da formação em sociologia de Marielle e que ela foi eleita com 46 mil votos.
"E é para milhões de Marielles, que lutam por igualdade e justiça, que o 'Vídeo Show' presta essa homenagem", falou a apresentadora.
"Marielle Franco, presente", disse Otaviano, no que foi emendado por Sophia por "Anderson Gomes, presente".
Na sequência, o programa exibiu vídeos das reportagens que mostraram manifestações que tomaram as ruas de grandes cidades do país na noite de quinta-feira (15). Também foram mostradas depoimentos de anônimos e famosos sobre a vereadora e o crime bárbaro, também exibidos em telejornais da emissora.
"O Brasil inteiro chora", dizia a repórter em uma das passagens sobre os protestos, que ocorreram pacificamente.
Imagens de um show que Caetano Veloso fez no Parque Lage, na zona sul carioca, na noite de quinta-feira em homenagem à Marielle, encerraram o programa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.