Topo

Daiana Garbin: Por que a gente tem tanta vergonha de falar sobre orgasmo?

Daiana Garbin, no "Altas Horas", onde falou sobre seus transtornos e sobre autoestima no sexo - Ramon Vasconcelos/Rede Globo
Daiana Garbin, no "Altas Horas", onde falou sobre seus transtornos e sobre autoestima no sexo Imagem: Ramon Vasconcelos/Rede Globo

do UOL, no Rio

18/03/2018 09h13

O "Altas Horas" deste sábado (18) recebeu entre seus convidados a jornalista Daiana Garbin, que deixou a carreira de repórter na Globo em São Paulo e lançou um livro em outubro sobre transtornos alimentares, problemas que ela revela ter passado por 22 anos de sua vida. Ela aproveitou a presença da especialista em sexo, Laura Muller, para falar da questão de como o autoconhecimento do corpo das mulheres ainda é tabu.

"Eu percebo que as mulheres conhecem muito pouco o próprio corpo. Eu não vou perguntar aqui 'quem já teve um orgasmo' porque não vou expor ninguém, mas com certeza se a gente falasse a verdade, pouquíssimas mulheres levantariam a mão. Por que a gente tem tanta vergonha, tanta dificuldade em falar sobre isso?", questionou a jornalista à Laura, que esclareceu o ponto levantado por Daiana.

"Isso faz parte da educação sexual repressora. Um terço das mulheres, segundo pesquisa, têm dificuldade para chegar ao orgasmo. Conhecer o próprio corpo passa por quebrar o tabu da masturbação. Se tocar, olhar no espelho", explicou a sexóloga.

A mulher do apresentador do "Big Brother Brasil", Tiago Leifert, ressaltou ainda que o conhecimento sobre seu próprio corpo é um elemento importante no sexo.

"É mais importante do que a gente pensa. O prazer sexual é componente muito importante da auto estima, da auto confiança", acrescentou.

Daiana ainda fez uma confissão durante o programa apresentado por Serginho Groisman, de quem ela e Leifert são amigos.

"Quero que escutem essa história com o coração, sem me julgar, porque foi muito doloroso. Você [Serginho] convidou a gente para ir ao seu casamento e meu marido foi sozinho. A gente mentiu. Ele disse que eu estava doente, mas a verdade é que fiquei em casa chorando porque estava com vergonha, achando que não era magra o suficiente, que não tinha roupa para ir a uma festa de gente tão chique, da televisão, famosas", confessou Daiana.

A jornalista explicou que decidiu procurar tratamento com um psiquiatra e assim encarar seu transtorno, que ela explicou à plateia ser mais comum do que se imagina. Segundo ela, durante esse processo o apoio de Leifert foi fundamental.

"Meu marido foi [ao seu casamento] porque disse 'eu vou porque você precisa entender que não pode perder oportunidades na vida por vergonha do seu corpo e de quem você é. Quero dizer, principalmente para as meninas, que não podemos perder oportunidades na nossa vida por vergonha do corpo", disse Daiana.