Topo

Faustão esclarece fake news dita por Simone sobre eleições

Faustão corrigiu informação dada na semana passada - Reprodução/Globo
Faustão corrigiu informação dada na semana passada Imagem: Reprodução/Globo

Colaboração para o UOL

25/03/2018 20h03

Faustão usou alguns minutos de seu programa para corrigir a cantora Simone, que no domingo passado (18) compartilhou uma "fake news" no palco sobre o voto nas eleições. A cantora havia dito que caso os votos brancos e nulos fossem maioria, um novo pleito poderia ser realizado.

"Existe uma coisa na lei, eu não posso explicar que eu também não sei que, se não houver maioria na primeira vez, as pessoas tem que ficar aquele período sem concorrer, mas isso não deixam aparecer. Não estou falando pra ninguém votar em branco ou anular, mas para ver essa brecha, o que a constituição diz pra gente", falou Simone, na ocasião.

Simone no Faustão - Reprodução - Reprodução
Simone foi convidada de Faustão na última semana
Imagem: Reprodução

O apresentador fez o esclarecimento neste domingo (25). "Semana passada tivemos a Simone com o Ivan Lins e ela falou algumas coisas, e ela mesma disse que estava em dúvida. Por isso o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) esclarece: o voto nulo e o branco não são considerados na soma dos votos válidos, sendo apenas registrados para fins de estatística", iniciou.

"Isso significa o que? Se mais de 50% dos eleitores votarem em branco ou anularem o seu voto, não será marcada nova eleição. Existem no entanto algumas situações que autorizam a Justiça a anular uma eleição, não é isso, essa questão de branco ou nulo. Só quando há falsidade, fraude, coação ou compra de votos. Taí esclarecido inclusive para minha querida Simone através do Tribunal Superior Eleitoral", completou.