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Atrizes fazem publicidade velada no Instagram Stories e confundem fãs

do UOL, no Rio

28/03/2018 15h52

A fórmula é conhecida. Desde que o Instagram ganhou força no Brasil, as atrizes (especialmente aquelas que se tornaram poderosas influenciadoras digitais) engordam suas contas bancárias com publicidade feita em suas contas na rede social. A função "Stories", que fica no ar apenas por 24 horas, é o espaço da vez para fazer "merchan" de produtos variados: maquiagem, roupas, viagens, carros, comida e por aí vai. O problema é que, ao contrário das postagens do "feed", que ficam no perfil do usuário, essa nova modalidade de propaganda não tem deixado claro o seu propósito.

Um exemplo ocorreu no último sábado (24), quando Marina Ruy Barbosa causou dúvida em seus seguidores por conta do batom que usou para ir a um casamento. Antes do enlace, ela fez uma sequência de Stories mostrando o maquiador Lavoisier a arrumando. A atriz destacou apenas um produto: o batom matte Camurça, da Eudora. Nas imagens da festa, no entanto, a cor dos lábios dela pareciam mais escura e levantou dúvida. 

Ela realmente estava usando o mesmo produto? Marina teve que ir ao Stories, no dia seguinte, para esclarecer o motivo de a cor ter mudado. "Passei várias vezes e ele ficou mais intenso", afirmou.

Antes de sua super festa de aniversário, na segunda-feira (26), Anitta mostrou os preparativos via Stories e, em alguns, estava vestindo roupão com a marca O Boticário. "Olha que já estou ficando pronta, hein, gente, com meu make O Boticário", disse. A marca era um dos patrocinadores do clipe da música "Indecente", que ela realizou ao vivo no evento.

A ação foi um sucesso: a peça teve 6,1 milhões de visualizações no YouTube e mais de meio milhão de curtidas no Instagram.

Com bocão vermelho ou rosa, Paolla Oliveira também vende peixes alheios pelo Stories. Garota-propaganda da Avon, ela também gosta de usar o aplicativo para falar marcas e produtos. No Carnaval de São Paulo, ela foi maquiada por Alê de Souza para o Bloco da Favorita. Os bastidores foram transmitidos para os seus 11,1 milhões de seguidores no Instagram e a atriz deu a ficha dos produtos usados, todos da empresa para a qual trabalha.

Nenhuma das postagens nos Stories feitos por Marina, Anitta e Paolla foram marcadas como #publi ou #publicidade. No ano passado, outra influenciadora de peso, Bruna Marquezine, chegou a ser notificada pelo Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) por não deixar claro que duas postagens regulares de seu perfil eram publicitárias. Após o alerta, as publicações apontadas ganharam a hashtag indicativa de propaganda.

A assessoria de Anitta informou que não se manifestaria sobre o assunto e a marca informou que "em todos os contratos comerciais, O Boticário prevê a indicação do caráter publicitário nas publicações, conforme a autorregulamentação e o guia de boas práticas do Conar".

A assessoria de imprensa de Marina foi procurada e ainda deve se manifestar sobre o assunto. A Eudora informou que, para o caso específico da Marina, neste fim de semana, não foi realizada uma parceria comercial com a atriz. Segundo a nota da empresa, a atriz de "Deus Salve o Rei" optou por um dos lançamentos recentes da marca. "Para os demais casos, onde há relação comercial, reforçamos a necessidade de que fique claro o caráter comercial do comercial do post, por meio das ferramentas disponibilizadas pelas redes sociais, legendas e utilização de hashtags", diz o informe da Eudora.

Paolla informou por meio de sua assessoria que, em postagens que envolvem obrigações contratuais ela usa #publi ou "parceria paga pela marca X".