Topo

Brasileiros inspiradores serão homenageados no "Caldeirão"

do UOL, no Rio

06/04/2018 16h50

Brasileiros com histórias inspiradoras que fazem a diferença na sociedade com seus projetos recebem homenagem neste sábado (7) no "Caldeirão do Huck". Na segunda edição do "Especial Inspiração", cinco nomes que atuaram nas áreas de saúde, sustentabilidade, pesquisa científica, direitos humanos, raça e tecnologia terão suas histórias destacadas no programa e serão apadrinhados por personalidades conhecidas do público que se identificam com suas trajetórias.

Além dos homenageados e padrinhos, o especial terá uma plateia diversificada com atores, músicos, comunicadores, influenciadores, ativistas do terceiro setor e atletas. 

Criado em 2017, o ‘Especial Inspiração’ conta com a parceria da área de Responsabilidade Social da Globo na curadoria. Para chegar às cinco histórias, curadores de diferentes setores mapearam os possíveis candidatos. Os cinco  foram escolhidas por critérios como relevância, impacto, tempo dedicado à causa defendida, equilíbrio de gênero, representação regional e a maneira como esses homenageados contribuem para o alcance de pelo menos um dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), que fazem parte do compromisso da Globo em popularizar a agenda mundial que propõe que cada indivíduo contribua com a construção de um mundo melhor até 2030.

De Recife, Germana Soares será homenageada pela sua atuação na área da saúde. Ela criou um aplicativo para unir mães que, como ela, tiveram filhos com microcefalia por conta do Zika vírus. Do aplicativo surgiu uma associação que hoje ajuda 300 famílias. Germana terá Claudia Abreu como madrinha. O músico e pesquisador Fabio Miranda será destacado pela sua ação na área de sustentabilidade pelo trabalho que desenvolveu no projeto Periferia Sustentável em São Paulo. Sua madrinha, Gisele Bündchen apresentará sua história por meio de um vídeo.

O mineiro de Contagem, Willian Cortopassi, está no terceiro ano do PHD na Universidade de Oxford, na Inglaterra, e será homenageado pela sua atuação em pesquisa científica pelos avanços que obteve em descobertas sobre o câncer. Ele será apadrinhado por Fátima Bernardes.

Com uma trajetória de luta pela equidade racial e de gênero, Maitê Lourenço, de São Paulo, é especialista em neuropsicologia e desenvolveu uma startup para incentivar que negras e negros tenham acesso à iniciativas de inovação e tecnologia. Ela será homenageada nos quesitos raça e tecnologia e o ator Milton Gonçalves será seu padrinho. No setor de direitos humanos, quem terá sua história destacada é a amazonense Amanda Cristina Gomes Ferreira, que atua contra a violência sexual contra crianças e adolescentes da Amazônia. Por conta do histórico de seu personagem em "O Outro Lado do Paraíso", Bella Piero escolheu Amanda para ser sua apadrinhada.