Topo

Natália Lage, Ju Knust e mais atrizes que se deram bem fora da Globo

Natália Lage, Fernanda Souza e Paloma Bernardi saíram da Globo e carreira só decola - Reprodução
Natália Lage, Fernanda Souza e Paloma Bernardi saíram da Globo e carreira só decola Imagem: Reprodução

Carolina Farias

do UOL, no Rio

09/04/2018 04h00

Existe satisfação profissional além dos muros dos estúdios da Globo? Atrizes que saíram nos últimos anos da emissora garantem que sim. Sem estarem "presas" a um contrato onde têm de cumprir o que estabelece a emissora, artistas dizem se sentirem mais livres para atuar em outros tipos de produção e no teatro. Natália Lage, Juliana Knust, Paloma Bernardi e Fernanda Souza são alguns dos exemplos de artistas que fizeram das novas oportunidades um estímulo para a carreira. 

Em setembro, ainda sem data definida, Natália Lage poderá ser vista em um episódio da nova série de terror a ser lançada pela Record, ainda sem título. A atriz de 39 anos praticamente cresceu na Globo. Ela começou aos nove anos na emissora e saiu em 2016, quando não teve o contrato renovado. Nos últimos oito anos de trabalho na emissora ela emendou quatro anos de "A Grande Família" seguidos de mais quatro do seriado "Tapas & Beijos".

"Adoro a Globo, fiz coisas muito legais, não tenho nenhum problema com a emissora, mas estou feliz com a quantidade de trabalhos diferentes que estou fazendo, sobretudo porque fiquei anos fazendo a mesma coisa", afirmou a atriz.

Sem ressentimentos por não estar mais na emissora, Natália diz que o que veio depois de sua saída da Globo também tem um valor especial.

"Me realizei muito profissionalmente na Globo, aprendi com as pessoas mais incríveis do país tudo o que sei sobre comédia. Mas só nesses dois anos que estou fora já fiz quatro séries, filmes, uma variedade de trabalhos para TVs fechadas. É muito prazeroso fazer um monte de coisas diferentes", afirmou a atriz em evento no Rio em que foi anunciada a série, uma produção da Sentimental Filmes.

Apesar dessa participação da série que será exibida na Record, Natália afirma que ainda não há um "namoro" com a emissora, mas que isso não está descartado.

"Se quiserem me namorar a gente pode conversar, mas a princípio não tem nada de 'saindo da Globo e indo para a Record'", contou Natália, que ainda será vista na Globo na série "Carcereiros", que estreia no próximo dia 26.

Juliana Knust também começou cedo na Globo e teve uma longa carreira na emissora até 2015, quando teve seu último papel na casa na temporada de "Malhação: Seu Lugar no Mundo". Em 2017, a atriz de 36 anos foi contratada pela Record, onde atualmente é protagonista da trama bíblica "Apocalipse".

Quando assinou com a nova casa, Juliana falou do medo que sentiu ao não ter seu contrato renovado, mas disse que entendia a nova postura da Globo e de como essa nova situação lhe trouxe novas possibilidades.

"Foi sofrido porque acreditava que aquilo era minha estabilidade. Depois que me vi sem contrato, movimentei minha energia para fazer acontecer. Escrever peça, produzir. Isso faz você se movimentar. Quando você está contratada, a tendência é se acomodar", disse ela na ocasião.

No ano passado, Fernanda Souza também não teve seu contrato renovado com a Globo, mas sem prejuízo algum para a atriz, que neste ano vai para a terceira temporada de seu programa de entrevistas "Vai, Fernandinha", no Multishow, além de estar em cartaz há quatro anos com sua peça autobiográfica "Meu Passado Não Me Condena", que já levou 1 milhão de pessoas à plateia pelo país.

"No meu último ano de contrato, informei à emissora que não tinha interesse naquele momento de fazer novelas para poder me dedicar inteiramente à fase apresentadora. Sendo assim, não faria sentindo a Globo renovar o contrato se eu não conseguiria fazer novela", disse na época.

Já Paloma Bernardi foi direto para a Record, já que tinha o desejo de papéis maiores. Em 2015, ela assinou contrato com a emissora e no ano seguinte encarou o papel que desejava.

"Sou uma atriz que busco grandes desafios, bons personagens, boas histórias pra contar, e a Record me deu essa oportunidade de fazer minha primeira antagonista, uma vilã", disse Paloma quando saiu da Globo.