Topo

"Eu me decepcionei muito com Lula e FHC", diz Marcelo Tas

Raphael Castello/AgNews
Imagem: Raphael Castello/AgNews

Do UOL, em São Paulo

10/04/2018 07h07

Marcelo Tas falou sobre política no "The Noite" de segunda-feira (10). O apresentador relembrou a importância do "CQC", que ocupou as noites de segunda-feira da Band entre 2008 e 2015, e disse o quanto as lideranças da direita e esquerda vacilaram no país.

"A virtude do 'CQC' foi ter revelado talentos no humor e influenciado o jornalismo.  Hoje seria legal ter um programa com a liberdade do 'CQC'. Mas não sei se teria emissora com coragem pra botar no ar. É um momento muito polarizado e a gente só vai poder sair dessa se todo mundo puder ser ouvido", acredita.

Ele critica a polarização. "O Brasil precisa entender que isso não leva a lugar nenhum e a gente só vai sair dessa situação, desse beco sem saída, se todos puderem ser ouvidos. O momento politico atual é muito triste, e temos que encarar não usando o combustível que é o ódio, e está muito difícil. É uma loucura um país com tanta riqueza ver tanta corrupção", lamenta.

Tas dá sua opinião sobre a prisão de Lula. "Eu admirava muito. O ex-presidente Lula foi o simbolo de uma política limpa, Conheci em 1981, saindo das greves e indo pra política. Era a esperança de uma política limpa, diferente", recorda. "A corrupção no Brasil sempre existiu, mas a que se instaurou no governo do PT era estruturada", observa.

"A grande falha trágica dele foi fazer a política como era feita antes. Eu me decepcionei muito, mas o Lula representou durante muito tempo a esperança de uma nova política. Acho triste porque a figura do Lula a gente não pode odiar, chutar da história. Ele tem sua importância. Fico muito triste também com Fernando Henrique Cardoso, eu o admirei bastante e ele não deixou nenhum legado em jovens lideranças, tanto que indicou o Luciano Huck, que nem é do PSDB", fala.