Topo

Eles são filhos de famosos, têm carreira artística e evitam a luz dos pais

do UOL, no Rio

11/04/2018 04h00

Eles são artistas assim como seus pais, mas preferem trilhar suas carreiras sem usufruir da estrela que já brilha em casa. Filhos de Julia Lemmertz, Debora Bloch e Dedé Santana estão nessa lista.

A peça "Grande Sertão: Veredas", baseada no clássico de Guimarães Rosa, é sucesso de público e crítica e já passou por SP e Rio e agora é atração do Festival de Teatro de Curitiba. No elenco, uma atriz se destaca não pelo sobrenome, mas pelo papel e atuação. Luiza Lemmertz interpreta Diadorim, a mulher que se passa por jagunço e é uma das protagonistas da história.

A filha de Julia Lemmertz com o empresário Alvaro Osório tem 29 anos e os olhinhos rasgados da mãe. A montagem dirigida por Bia  Lessa é a quarta no currículo de Luiza, que também está no longa "A Casa do Girassol Vermelho", do ano passado. Nada mal para a representante da terceira geração da família de intérpretes - Lilian Lemmertz, mãe de Julia, morreu precocemente aos 48 anos, em 1986.

Ao contrário de muitas atrizes de sua geração, Luiza tem seu Instagram fechado e menos de 500 seguidores.

Yasmin Sant'anna também tenta encontrar seu caminho no teatro. Filha de Dedé Santana, o icônico trapalhão, a jovem de 22 anos, é formada na Escola de Atores Wolf Maia, fez uma participação no longa "Shaolin do Sertão" (2015) e integrou o elenco de uma montagem "Violetas na Janela", com temática espírita e há mais de 20 anos em cartaz.

"Nunca quis ser outra coisa, veio no sangue mesmo", já declarou a moça sobre ofício. A jovem também é dançarina e chegou a chamar a atenção de Anitta, em 2014, quando participou de um especial na Globo com a cantora. A cantora a convidou para fazer parte de seu corpo de dança, mas Yasmin recusou para continuar a se dedicar ao teatro.

Outra filha de celebridade muito "low profile" é Julia Anquier. A filha de Debora Boch e do chef e apresentador francês Olivier Anquier, tem 24 anos e é formada na School of Visual Arts, em Nova York. A cineasta já teve um de seus trabalhos, o curta "Adeus à Carne", exibido no Festival do Rio, em 2017. Atualmente, ela é colaboradora do projeto Hysteria, que produz conteúdo audiovisual, da Conspiração Filmes. 

A semelhança física de Julia com a mãe impressiona. Como toda jovem de sua idade, ela usa sua conta no Instagram para postar fotos da família, de encontro com amigos e também de seus filmes. Ela tem 8.000 seguidores, enquanto a mãe, 380 mil.

Quem sempre tentou fugir da fama da mãe foi Sasha Meneghel, filha de Xuxa. Com 19 anos, a jovem praticamente veio ao mundo na televisão - seu nascimento foi tema de matéria especial no "Jornal Nacional". Seu rosto foi conhecido pelo público com apenas um dia de vida, quando a reportagem mostrou a Rainha dos Baixinhos nos primeiros cuidados com a filha. A mãe nunca fez questão de manter a filha fora de sua gigantesca exposição.

Sasha participou de alguns programas da mãe, da gravação de um disco e até do filme "O Mistério de Feiurinha", quando tinha 11 anos. Aos nove, ela começou a jogar vôlei e, por seis anos, atuou na categoria de base do Flamengo. Até se mudar para Nova York, onde estuda moda, Sasha mantinha sua conta no Instagram fechada. Depois que liberou o acesso à sua rede social, no final de 2016, ela se tornou uma poderosa influenciadora digital e tem até trabalhado como modelo. 

Os seus 4,3 milhões de seguidores (sua mãe tem 6,5 milhões) acompanham sua rotina simples nos EUA, onde racha o aluguel e arruma a casa, além de atualizações do romance com Bruno Montaleone, o Johnny de "O Outro Lado do Paraíso".

Assim como Sasha, Zeca, filho do meio de Caetano Veloso, "saiu do anonimato" recentemente. Aos 26 anos, ele foi o último dos três irmãos a revelar publicamente seu talento para a música. Ele só passou a ser conhecido pelo público após o show "Ofertório", ainda em turnê, no qual o pai divide o palco com as crias.

Moreno e Tom já tinham carreiras musicais conhecidas do público, diferente de Zeca, mais "criterioso", como apontou o próprio pai. "Ele é um talento misterioso, alguém que pensa por si", disse Caetano, na época do lançamento do espetáculo.