2 herdeiros de Francisco: neto e enteado de Chico Buarque ganham projeção
Eles também se chamam Francisco e atendem pela alcunha Chico. Um é Brown e o outro, Proner. O primeiro tem 21 anos, cantor, compositor e músico, e o segundo completou 18 anos no último dia 28 de fevereiro e ganhou destaque com um clique no sábado passado. Os dois são "herdeiros" de Chico Buarque de Holanda: Brown, o neto, na música e Proner, o enteado, tudo indica, na política.
Franscisco Proner Ramos é filho do casal de advogados Wilson Ramos Filho e Carol Proner, namorada de Chico há um ano, advogada e uma das autoras de "Comentários a uma Sentença Anunciada: O Processo Lula". O pai atua no braço jurídico da CUT e, após se aposentar no final de 2016, viajou com os dos filhos – Chico e Barbara – pelo mundo. Foi fotografando pessoas, paisagens, realidades de vários países e culturas, que o garoto apurou seu olhar. Voltou disposto a fazer faculdade de Ciências Sociais ou Direito, mas ainda não se decidiu. Fotografia, sim, acabou sendo uma escolha natural.
A foto que projetou o rapaz foi feita durante a missa em memória a ex-primeira-dama Marisa Letícia, no último sábado (7), pouco antes do ex-presidente Lula se entregar à Polícia Federal. A imagem mostra Lula sendo carregado em meio à multidão e foi reproduzida em vários meios de comunicação, para citar apenas um, foi impressa em meia página do "New York Times".
Proner fez parte do coletivo Mídia Ninja e, hoje, também é colaborador de outro projeto, o Farpa. Acessível, bom menino, maduro, educado, alegre e tímido. São alguns dos traços da personalidade confidenciados por pessoas que conhecem o rapaz. Ele toca violão nas horas vagas e mantém total discrição sobre o namoro da mãe com o famoso músico, de quem ele conhece o repertório, mas que nunca toca nas rodinhas entre amigos.
“Acredito que os dois conversem mais sobre política", disse um amigo, que não quis se identificar.
Melhor músico da família
Chico Brown está prestes a lançar seu primeiro disco com base forte no rock. Suas influências são a música brasileira, reggae, jazz e até música clássica. Multi-instrumentista e estudante de produção musical, ele chamou atenção do próprio avô, que fez a letra para a sua valsa "Massarandupió" e a gravou no disco Caravanas (2017).
"Multi-instrumentista, autodidata e com ouvido absoluto. Chiquinho é o melhor músico da família", elogiou o avô, em mais de uma oportunidade.
Filho de Carlinhos Brown e Helena, a filha do meio de Chico e Marieta Severo, ele não hesita em falar da importância dos dois artistas. "Eu diria que meu pai me ensina mais ritmicamente, com levadas e grooves, enquanto meu avô me orienta mais poeticamente e melodicamente."
Prestes a terminar a faculdade no Rio, Chiquinho, como é carinhosamente chamado pela família, vive entre Salvador e a capital fluminense. Ele mesmo se define como extrovertido e diz lidar bem com a exposição.
"O lance é procurar manter o bom humor. Sempre senti um pouco essa disposição por parte do meu pai, com o lance do showbiz por ser um artista mais de rua, do Carnaval”, explicou em uma entrevista. E, por falar em Carnaval, Brown Filho não é muito chegado a folia. "Tenho anos mais reclusos."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.