Topo

Famosos

Após retratação, Casadevall diz que "brincadeiras têm consequências graves"

Reprodução/Instagram
Post de Caio Blat é detonado por Maria Casadevall Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

26/04/2018 20h53

Horas depois de uma retratação feita por Caio Blat, Maria Casadevall postou um textão em que afirma que "brincadeiras aparentemente inofensivas têm consequências graves". (Veja o post, na íntegra, abaixo)

A polêmica começou depois que o ator publicou foto ao lado de uma mulher vestindo uma camiseta com a frase: "Bruta não, mal domada".

Pronto. Foi motivo suficiente para que Maria Casadevall reagisse nos comentários, e perguntando onde estava a piada para aquilo.

"Onde está a piada? Por que faz rir a ideia de que uma mulher tenha que ser domada? Por que faz rir a ideia de que uma mulher ou um animal ocupem o mesmo lugar diante do homem na supremacia do macho? (...) Isso não é engraçado, é violento", escreveu ela, que ainda usou a hashtag "Machistas Não Passarão".

Após a repercussão, o próprio ator agradeceu pelo debate promovido e fez uma retratação pública, nesta quinta-feira (26).

"Agradeço a todos que comentaram e contribuíram com sua opinião, enriquecendo esse debate. Me espantei com a frase, procurei saber e me surpreendi mais ainda ao saber que se tratava de um grupo de mulheres e que o bordão típico, de cunho evidentemente machista, pode ser motivo de orgulho e identidade, em outro contexto cultural, com diferente interpretação, irônica e humorada, vide a figura que acompanha a frase, com a imagem de uma mulher laçando o homem. Postei! Sem fazer nenhuma piada machista, mas como provocação, pela contradição da imagem. E fico feliz que tenha espantado tanta gente, gerado discussões e dúvidas, mostrando que nossa sociedade está amadurecendo nessa questão. E que o assunto é complexo e não se encerra aqui", disse.

Depois foi a vez de Maria Casadevall se manifestar em seu perfil.

"Não vou falar sobre Caio. Não posso. Não nos conhecemos, seria injusto. Mas podemos falar sobre um homem coberto de todos os privilégios que a nossa sociedade tem para lhe oferecer e que ainda por cima ocupa o lugar de figura pública (...) a ideia a de que mulheres devem ser domadas por homens (...) e ideias que, às vezes, moram dentro de brincadeiras aparentemente inofensivas têm consequências. E isso é grave."

PARTE 1 Não vou falar sobre Caio. Não posso. Não nos conhecemos, seria injusto. Mas podemos falar sobre um homem coberto de todos os privilégios que a nossa sociedade tem para lhe oferecer e que ainda por cima ocupa o lugar de figura pública com visibilidade e relevância bastante consideráveis para todas as suas manifestações artísticas e pessoais? vamos falar sobre o conteúdo de uma postagem feita por esse homem que transcreve palavra por palavra o "slogan" de uma camiseta sem contextualizar a ideia e generalizando seu conteúdo para seus seguidores e pro público em geral? bom, independente da fotografia em si e suas possíveis análises "é uma mulher que está vestindo a camiseta" (outra discussão importante, e podemos entrar nela depois) "a imagem mostra um homem amarrado" "a moça tá feliz" "mas ele "só copiou" o que tá na camiseta" e mais todo tipo de abordagem possível O FATO É QUE no momento em que ele posta a foto sem maiores contextos e transcreve aqueles dizeres UMA IDEIA É ARTICULADA: a IDEIA de que MULHERES devem ser DOMADAS por HOMENS pois são selvagens como todos os outros ANIMAIS. e IDEIAS (que às vezes moram dentro de brincadeiras aparentemente inofenSivas - aproveitando para corrigir aqui minha última gafe ortográfica) têm consequências. e ISSO é GRAVE. POR QUE? PORQUE mulheres morrem todos os dias no mundo inteiro pois existem Homens que se sentem no direito de atuar de forma violenta sobre a vida dessas Mulheres exatamente porque, num processo inconsciente, internalizam discursos e piadas "inofensivas"do cotidiano e legitimam através dessa coleção de absurdos suas ações violentas perante suas próprias consciências. quer dizer, um cara que lê alguém com tamanho calibre e visibilidade reproduzindo e incentivando de alguma forma, E MESMO QUE SEM ESSA INTENÇÃO, as ideias que ele próprio cativa, esse cara vai se sentir automaticamente mais tranquilo para cometer suas atrocidades. por isso mais preocupante que a postagem em si são os comentários e os desdobramentos imediatos que ela provoca. como por exemplo, estes: "é isso mesmo"" "mulher boa é mulher domada" "não tá domada porque não me conhece" (continua)

Uma publicação compartilhada por Maria Casadevall (@mariacasadevall)

em