Topo

Trompetista "invade" link da Globo e toca música pró-Lula: "Não terão paz"

Do UOL, em São Paulo

26/04/2018 12h53

Um protesto a favor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva "invadiu" uma transmissão ao vivo do "Jornal da Globo" em Brasília (DF), na última quarta-feira (25). O manifestante não apareceu no link, mas a música que ele tocou sim. Era "Olê, olê, olê, olá, Lula, Lula", cantado recentemente durante a prisão do líder petista, em 7 de abril.

Para conseguir atrapalhar a transmissão da Globo, o manifestante tocou o jingle de Lula com um trompete. Curiosamente, o link era sobre o ex-presidente. A apresentadora do "JG", Renata Lo Prete, chamou o repórter Fernando Rêgo Barros para falar sobre a decisão da Segunda Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) de tirar do juiz Sergio Moro parte das delações da Odebrecht que envolvem Lula.

Assim que o repórter começou a falar, o trompetista tocou "Olê, olê, olê, olá, Lula, Lula" durante quase um minuto. O jornalista ignorou o protesto e continuou informando, mas o manifestante tocou a música ainda mais alto. Na sequência, foi exibida uma reportagem e, depois, Lo Prete chamou novamente Rêgo Barros.

O músico voltou a tocar a música enquanto o jornalista falava e tentou emendar outro jingle famoso do ex-presidente: "Lula lá", da eleição de 1989, mas o link terminou. Lo Prete também não comentou o protesto ao vivo. Em contrapartida, o "show" repercutiu nas redes sociais e entre deputados do PT.

O trompetista se chama Fabiano Leitão e publicou o "making of" do protesto em seu Facebook. No vídeo, ele ainda gritou "Lula livre! Golpistas!", mas a "Globo não mostrou", como os manifestantes costumam dizer, porque o link já tinha sido encerrado. "Bom dia, Rede Golpe! Não terão um minuto de paz! Resistência!", escreveu o músico.