Topo

Televisão

Brasileiro aprende portunhol em um mês para viver jogador em série mexicana

Reprodução/Instagram/flavionogueira1
Flávio Nogueira com o uniforme da série mexicana "Like" Imagem: Reprodução/Instagram/flavionogueira1

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

02/05/2018 04h00

Quando foi escolhido em um concurso para protagonizar a série mexicana "Like", em fevereiro, Flávio Nogueira nunca tinha atuado e não sabia falar uma palavra em espanhol. Há dois meses morando no México, o jovem de 20 anos "sofre" com as comidas apimentadas, mas está gostando de gravar a nova produção da Televisa, a mesma de "Rebelde", após aulas de interpretação e de idioma.

De jogador de futebol amador a galã de televisão, Flávio saiu do zero para um "portunhol" de respeito e a intenção de fugir do "Acepta 'cartón' de credito?". Para isso, costuma usar em vídeos e transmissões ao vivo de seu Instagram. Ele demorou um mês para falar o "básico" de espanhol. "Básico", no caso, são as falas de seu personagem, Thiago, que na trama é um brasileiro saído de uma favela e que ganhou uma bolsa para estudar na escola de alta tecnologia "Like".

"Eu não falava nada quando cheguei no México. Só 'gracias' (obrigado). Fui aprendendo no decorrer do tempo. Não entendia nada o que as pessoas falavam para mim. Agora estou sabendo falar e conseguindo entender. O que não entendo, pergunto para juntar o significado. Estou sabendo ler as minhas partes do personagem, porque ainda estou aprendendo, tenho bastante coisa para aprender", afirma ao UOL.

Quem ajudou o ator novato a ficar fluente em espanhol, pelo menos para a série, foi o ator e cantor Rodrigo Massa. Ele mora há 12 anos no México e costuma participar de produções da Televisa, incluindo "Like", em que aparecerá no decorrer da série.

"Ele não falava nada quando chegou aqui. Foi aquela batalha, porque em pouco tempo tive que ensiná-lo a falar textos difíceis. Fazemos aula uma vez por semana, estudando os roteiros", explica o ator e professor informal de Flávio Nogueira.

Comida quente

Se atuar não está sendo problema para Flávio, não dá para dizer o mesmo sobre a comida. O ator tem dificuldade para escapar dos pratos apimentados que fazem parte da tradicional culinária mexicana. Ele admite sentir saudade do Brasil e da mãe, que viajará para ver o filho nas próximas semanas.

"Já me adaptei ao fuso horário. Altitude, mais ou menos. Comida, só falo que não gosto de chili. Gostei mais de tacos e detestei comidas com pimenta", admite.

"Rebelde"

Reprodução/Instagram/flavionogueira1
Elenco da série mexicana "Like" Imagem: Reprodução/Instagram/flavionogueira1
O ator, que tentou jogar futebol pelo Madureira e pelo Flamengo, seu time do coração, realizará seu sonho dentro da série, já que o personagem brasileiro de "Like" também é boleiro. Aliás, foram os vídeos de Flávio Nogueira com a bola nos pés que conquistaram o produtor da série, Pedro Damián, criador de outros sucessos mexicanos, como "Rebelde".

"Like" e "Rebelde" têm semelhanças além do tema adolescente e escolar. Atores da novela que formou o grupo musical RBD, como Christian Chávez, estarão no elenco da nova série. Flávio Nogueira, porém, evita comparações.

"No mesmo dia em que eu gravei, o Christian Chávez estava lá e conversei um pouco com ele. Acho que a comparação não deve ser feita, porque 'Like' é um novo projeto para novos talentos, jovens com novos sonhos, pensamentos e criatividades. 'Like' não quer ser melhor nem ser comparada a 'Rebelde'", critica.

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!