Topo

Conheça a carruagem que fará a procissão de príncipe Harry e Meghan Markle

Carruagem Landau de Ascot foi a escolhida por Megan Markle e príncipe Harry - Reprodução/Royal UK
Carruagem Landau de Ascot foi a escolhida por Megan Markle e príncipe Harry Imagem: Reprodução/Royal UK

Do UOL, em São Paulo

02/05/2018 07h57

O príncipe Harry e a atriz Meghan Markle escolheram a carruagem na qual farão a procissão após seu casamento, que será no dia 19 de maio. O modelo escolhido pelo casal é uma Landau de Ascot, uma de cinco que existem no Estábulos Reais. 

A procissão começará na capela de São Jorge (St. George's Chapel) e seguirá pela cidade de Windsor, na região leste da Inglaterra, até chegar ao Castelo Windsor, uma das residências da família real. 

Príncipe Harry e Meghan Markle em foto oficial do noivado - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Príncipe Harry e Meghan Markle em foto oficial do noivado; os dois se casarão no dia 19 de maio
Imagem: Reprodução/Instagram
A carruagem é aberta e é geralmente utilizada em cerimônia de estado como coroações, casamentos reais e visitas de estado. O modelo também utilizado todo ano durante a procissão da rainha Elizabeth II durante o encontro real na cidade de Ascot, na região sul da Inglaterra, famosa por suas corridas de cavalos.

O coronel Tony Browne, responsável pelos Estábulos Reais, define a carruagem como "maravilhosamente brilhante, pequena, e amável, muito fácil para as pessoas verem - os passageiros podem sentar bem alto, então proporciona muita visibilidade para todos". 

No casamento de Kate Middleton, a Duquesa de Cambrige, com o príncipe William, em 2011, duas Landaus de Ascot foram utilizadas -- o príncipe Harry, então padrinho de casamento, estava em uma delas. 

O coche será puxado por dois cavalos cinzas de Windsor (Windsor Grey Horses): Storm e Tyrone, pai e filho. 

E se chover?

Coche de Estado Escocês será utilizado em caso de chuva - Divulgação/Royal UK/Buckingham Palace - Divulgação/Royal UK/Buckingham Palace
Coche de Estado Escocês será utilizado em caso de chuva
Imagem: Divulgação/Royal UK/Buckingham Palace

Como a carruagem escolhida pelo casal é aberta, em caso de tempo chuvoso, a carruagem utilizada será o Coche de Estado Escocês, comissionado em 1830 pelo príncipe Adolphus, irmão do rei William IV. A carruagem foi utilizada por muitos anos pela família de Adolphus, até ser vendida e convertida em uma Landau.

Em 1920, ela foi retornada à família real como um presente para a Rainha Mary. Em 1960, passou por mudanças significativas e foi retornada a seu modelo fechado original. Ela foi utilizada EM 2016 pela rainha Elizabeth II para as comemorações de seu aniversário de 90 anos. 

A carruagem é alta, de cor preta, com rodas vermelhas e adornos dourados. Em suas portas, está desenhado o emblema do Reino Unido -- o escudo ao lado de um Leão e um Unicórnio.