Topo

Televisão

Atriz negra e pioneira, Ruth de Souza volta à televisão aos 96 anos

Gianne Carvalho/Folha Imagem
Ruth de Souza, primeira negra a atuar no teatro no Brasil Imagem: Gianne Carvalho/Folha Imagem

Do UOL, em São Paulo

02/05/2018 17h14

Aos 96 anos, Ruth de Souza voltou à dramaturgia da Globo após 8 anos afastada. A atriz veterana, pioneira na televisão brasileira, foi vista no primeiro episódio da nova temporada de "Mister Brau", nesta terça-feira (1).

No Twitter, Lázaro Ramos comemorou o retorno da atriz, e postou um vídeo com os bastidores de uma gravação. "E no episódio de "Mister Brau" de hoje conseguimos realizar um sonho: ter Ruth de Souza nele! O episódio está muito muito muito emocionante!", escreveu o ator.

Ruth de Souza é considerada pioneira na televisão brasileira, foi uma das primeiras atrizes negra a ganhar papel de destaque em uma novela ainda nos anos 1960. O seu último trabalho havia sido feito na série "Na Forma da Lei", em 2010, interpretando a Velha Oxalá.

Em entrevista ao UOL, em 2016, Ruth Souza lamentou o fato de o racismo ainda ser uma questão em pleno século 21. "Tudo é uma questão de educação", garantiu.

Ainda na entrevista, UOL lembra que Ruth começou no cinema nos anos 1940 como empregada e, 50 anos depois, viveu pianista e juíza na TV.

"É que eu sempre briguei e cobrei muito de todo o mundo para ter espaço. Mas foi a Janete Clair e o Dias Gomes que deram a mim e ao Milton Gonçalves a oportunidade de fazer todo o tipo de trabalho. Antes deles, era só a negra gorda alegre, feito a empregada do “...E o Vento Levou” (...) os negros eram mostrados de forma ridicularizada", ressaltou.