Topo

Não é só a Sula! Conheça as irmãs da Gretchen reveladas em novo reality

Dona Maria José com as filhas Iara, Gretchen, Sula Miranda e Deusilene durante o lançamento de "Os Gretchens" - Thiago Duran/AgNews
Dona Maria José com as filhas Iara, Gretchen, Sula Miranda e Deusilene durante o lançamento de "Os Gretchens"
Imagem: Thiago Duran/AgNews

Gisele Alquas

Do UOL, em São Paulo

03/05/2018 04h00

Não são só Gretchen e Sula Miranda que brilham no reality show “Os Gretchens”, que mostra o dia a dia da família Miranda. As irmãs das artistas, Yara e Deusiline, também ganham destaque no programa, exibido diariamente no Multishow. Longe dos holofotes, as duas têm as vidas mais pacatas do que as irmãs famosas. E por opção.

Yara, que está com 57 anos, chegou a fazer sucesso no grupo As Melindrosas, formado no final dos anos 1970, ao lado da irmã Sula e de uma amiga, Paula. Gretchen já era cantora solo e somente aparecia junto às meninas para promovê-las. Yara deixou As Melindrosas em 1985 ao engravidar da filha mais velha e, depois que o grupo acabou, Sula também investiu na carreira solo e Yara  se formou em direito, abandonando de vez a vida artística.

Gretchen e o marido, Carlos - os gretchens  - Divulgação/Multishow - Divulgação/Multishow
Reality mostra a vida de Gretchen e do marido, Carlos, na França
Imagem: Divulgação/Multishow

“Quando nasceu a Tatiana, eu quis sair do grupo. Depois engravidei novamente e optei mesmo por criar meus filhos. Eu não queria ter a vida corrida de uma cantora e deixar meus filhos em função de babá. Sou muito religiosa e queria passar meus princípios para eles e acompanhar o crescimento. Deixar a carreira foi opção minha”, conta ela, que mora em Vila Velha (ES).

A advogada é quem cuida dos contratos de trabalho de Gretchen e afirma que está realizada com a família e carreira que construiu. “Nunca me arrependi. E meu filho seguiu meus passos, além de advogado, ele é cantor, chegou a gravar uma música com a Sula e vai lançar o CD em agosto. Eu canto hoje em dia somente na igreja”, diz ela, mãe de três filhos.

Yara e Deusilene gravaram os primeiros episódios do reality show no final do ano passado, em Maragogi, no litoral de Alagoas (AL). A advogada conta que foi uma reunião familiar como qualquer outra e afirma que não se incomodou com as câmeras. “Minha realidade é um pouco diferente da das minhas irmãs, mas eu lidei tranquilamente. Não senti muita diferença dessa para de outras reuniões nossas. Tudo entrego na mão de Deus e este programa teve um propósito”, diz a advogada, que fala com as irmãs quase diariamente pelo telefone.

De abuso infantil ao aconchego familiar

Filha adotiva dos Miranda, Deusilene tem 55 anos e foi acolhida pela família de Gretchen quando tinha 14. Ela foi trazida do Maranhão para São Paulo por uma pessoa próxima e conta que antes de conhecer Dona Maria José, a matriarca da família que ela considera a verdadeira mãe, sofreu todo o tipo de abuso.

“Eu conheci minha mãe no momento mais difícil da minha vida. Estava sozinha em São Paulo, cheguei a ser escravizada e sofri abuso sexual por uma pessoa próxima. Mas é um assunto que não quero entrar em detalhes”, disse, emocionada. Na época, Maria José já estava separada do marido e procurava emprego em São Paulo. Foi em uma empresa na qual Deusilene era recepcionista que as duas se conheceram.

“Foi amor à primeira vista. Ela soube da minha história e logo me levou para morar com a família. A Odete já era a Gretchen, a Sula também já fazia sucesso, estavam casadas. Fui morar com a minha mãe a Iara, que tinha 16 anos. Apesar de tudo que passei, foi uma época muito boa”, diz Deusilene, conhecida na família por Deusi.

Apesar de cada uma seguir rumos diferentes, Deusi afirma que as quatro são muito unidas e que é eternamente grata a Dona Maria José. “Nossa família é muito unida. E ela é responsável por isso. Minha mãe é tudo para mim".

Mas apesar dos esforços da mãe, os primeiros episódios de “Os Gretchens” mostraram Sula e Gretchen se alfinetando o tempo todo. No lançamento do programa, Sula também reclamou do nome do reality. Para ela, os "Gretchens" tinha que se chamar "Os Mirandas". O programa vai ao ar de segunda a sexta, às 22h.

Gretchen, Dona Maria José e Deusilene - Thiago Duran/AgNews - Thiago Duran/AgNews
Gretchen, Dona Maria José e Deusilene
Imagem: Thiago Duran/AgNews