Topo

Pichação em homenagem ao Tchan irrita apresentadores da Globo: "É crime"

Telejornal "CE 1ª Edição", da afiliada da Globo no Ceará, denuncia "vandalismo" com música do É o Tchan - Reprodução/TV Verdes Mares
Telejornal "CE 1ª Edição", da afiliada da Globo no Ceará, denuncia "vandalismo" com música do É o Tchan Imagem: Reprodução/TV Verdes Mares

Do UOL, em São Paulo

08/05/2018 14h51

Uma "homenagem" ao grupo É o Tchan irritou os apresentadores do telejornal "CE 1ª Edição", da TV Verdes Mares, afiliada da Globo no Ceará, nesta terça-feira (8). Tudo porque o suposto fã aproveitou a sinalização "Pare" de uma rua em Fortaleza para escrever um dos maiores versos da banda baiana: "Pegue no bumbum".

"O que era para ser só mais uma sinalização de trânsito, olha só no que se transformou, motivo de piada. Trecho de uma música. Você lembra dela?", disse o apresentador Luiz Esteves, indignado.

A reportagem, em tom de denúncia, alertou para os riscos da singela pichação e entrevistou uma pedestre, identificada como dona Regina, contrária à "homenagem" ao É o Tchan: "É um apelo, uma coisa muito vulgar, não acho legal". O repórter concluiu: "A pichação dividiu opiniões e pode confundir os motoristas".

De volta ao estúdio, o apresentador concordou com a "gravidade" da pichação: "É aquela história, seria cômico se não fosse trágico". A "homenagem" foi apagada pelo órgão de trânsito do Ceará, AMC (Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania). Ao vivo, o gerente de operação e fiscalização da entidade, Disraelli Brasil, chamou a brincadeira de "pintura indesejada" e "vandalismo".

"É lamentável um tipo de atitude dessa. Pode parecer uma brincadeira, mas pode trazer consequências trágicas no sentido de estar confundindo a sinalização e contribuir até para um acidente. É uma infração ao Código Penal, porque está danificando um patrimônio público. Recebemos essa ocorrência via 190, a equipe foi ao local e, ao constatar, foi mandado apagar essa pintura indesejada. É claro que a gente não recomenda esse tipo de brincadeira ou qualquer tipo de vandalismo, é um ato de vandalismo que pode confundir a sinalização", repudiou.

Luiz Esteves aproveitou a fala do entrevistado para criticar veementemente a "homenagem" ao É o Tchan e chamá-la de "crime": "É vandalismo, é crime, é um bem público. São tantos recursos, dá para fazer uma brincadeira virtual, não precisa ir lá e pichar".

A apresentadora Patricia Nielsen, que divide o comando do telejornal com Luiz Esteves, ironizou o autor da pichação: "Fico pensando quem perde tempo fazendo uma brincadeira dessa".

Rua com pichação em "homenagem" ao É o Tchan antes e depois - Montagem/UOL/Reprodução/TV Verdes Mares - Montagem/UOL/Reprodução/TV Verdes Mares
Rua com pichação em "homenagem" ao É o Tchan antes e depois
Imagem: Montagem/UOL/Reprodução/TV Verdes Mares