Topo

Prestes a ser pai, Matheus Ceará celebra perda de 50 quilos: "Ganhei vida"

O humorista Matheus Ceará antes e depois da cirurgia de redução de estômago - Montagem/UOL/Arquivo pessoal/Matheus Ceará
O humorista Matheus Ceará antes e depois da cirurgia de redução de estômago Imagem: Montagem/UOL/Arquivo pessoal/Matheus Ceará

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

15/05/2018 04h00

Humorista de "A Praça É Nossa", Matheus Ceará celebra duas vidas novas. A mulher dele, Bianca, chegou ao nono mês de gestação e nesta semana dará à luz Ivy, primeira filha do casal. E ele se renovou após realizar uma cirurgia de redução de estômago que o fez eliminar quase 50 quilos.

"Perdi quilos e ganhei vida. Tenho mais energia, outra vida mesmo. A cirurgia muda de dentro para fora, até a filosofia de vida muda também. Busco outra forma de viver, porque antigamente só vivia para comer e hoje como para viver e faço outras coisas. Hoje consigo ir a uma loja e comprar roupa que é legal, não a que cabe. Dá para sair sem ficar pensando em comer o tempo todo", comemora o humorista em entrevista ao UOL.

Matheus Ceará submeteu-se à cirurgia bariátrica em dezembro de 2016, quando chegou a 136 quilos. Hoje com 88, abandonou os rodízios de churrasco e pizza, verifica o peso praticamente todos os dias e mantém alimentação quase balanceada ("Não estou tão regrado quanto deveria"). Ele se sente pronto para acompanhar todas as fases do crescimento de Ivy.

"Comecei a ter muito refluxo e falta de ar, também ficava muito rouco. Fui ao médico e ele falou: 'Cara, você não vai durar muito não, o refluxo pode dar uma apneia [perda momentânea da respiração]'. Fiz a cirurgia depois de três meses. Hoje posso correr com minha filha no parquinho. Eu não conseguia fazer isso gordo, não tinha energia", afirma.

O humorista também recebe os cuidados de uma médica recém-chegada à "família Praça": a nutróloga Renata Domingues, noiva de Carlos Alberto de Nóbrega: "Faço acompanhamento com a mulher do Carlos Alberto. Aplico aminoácido, as vitaminas que tomo de manhã ela que receitou também. Ela faz um tratamento bacana. Estou sendo assistido de perto".

Matheus Ceará posa com a mulher, Bianca, grávida de nove meses - Monique Angelis/Divulgação - Monique Angelis/Divulgação
Matheus Ceará posa com a mulher, Bianca, grávida de nove meses
Imagem: Monique Angelis/Divulgação

De "boca suja" a palestrante

Inspirado em um professor de filosofia, Matheus Ceará decidiu transformar o sucesso de sua vida em palestra motivacional. Ele se apresenta em empresas, mas sem as piadas sujas que costuma contar no stand-up comedy. Ele fala sobre a superação pela qual passou e está registrada em livro, publicado no ano passado e atualmente na quarta impressão.

Matheus Ceará brinca com emagrecimento, casamento e paternidade em novo show - Matheus Ceará/Arquivo pessoal - Matheus Ceará/Arquivo pessoal
Matheus Ceará brinca com emagrecimento, casamento e paternidade em novo show
Imagem: Matheus Ceará/Arquivo pessoal
"Falo sobre motivação, superação, filosofia e ética com humor, mas não tem palavrão nem outra bobeira que faço no show", explica o humorista, que também decidiu se apresentar sem o traje que usa todas as quintas na "Praça". No novo espetáculo, que estreia em São Paulo em 31 de maio, ele fará piada de sua mudança de vida, incluindo o nascimento de Ivy.

"No meu show novo tem todo esse processo de mudança, de ter emagrecido, casado, de ter filha, a história da minha família, de como eu vim do Ceará", explica. Se a filha nascer no dia do aniversário do pai, na próxima sexta (18), uma piada está garantida: "Meu presente é nunca mais ter meu aniversário. Além de não ganhar presente, vou ganhar despesa com a festa dela".