Topo

Após 13 anos, elenco de "Belíssima" se reúne para divulgar reprise na Globo

Elenco de "Belíssima" se reencontra para divulgar reprise no "Vale a Pena Ver de Novo"  - Raquel Cunha/Globo
Elenco de "Belíssima" se reencontra para divulgar reprise no "Vale a Pena Ver de Novo" Imagem: Raquel Cunha/Globo

Marcela Ribeiro

Do UOL, no Rio

16/05/2018 22h43

Parte do elenco de "Belíssima", novela de Silvio de Abreu, se reuniu, 13 anos depois, nesta quarta-feira (16) nos estúdios Globo para divulgar a trama que estreia dia 4 de junho no "Vale a Pena Ver De Novo". Fernanda Montenegro, Lima Duarte, Paolla Oliveira, Vera Holtz, Irene Ravache e Camila Pitanga foram alguns dos atores presentes no evento.

"É uma novela moderníssima, tem uma temática muito atual, uma qualidade de enquadramento, cortes, a indumentária da gente, figurinos, cenários. Talvez vai ser uma novela de uma estética mais contemporânea que vai estar no ar. Com licença dos que estão no ar. Mas é verdade, não estou falando um absurdo e não tenho medo de dizer o que penso. Não é que as novelas que estão no ar não estão dentro de um contemporâneo e de uma qualidade, mas essa tem 13 anos e quando a gente vê uma qualidade de interpretação, direção e enquadramento... Que bom que a gente fez essa novela", disse Fernanda Montenegro ao rever Bia Falcão no primeiro capítulo de "Belíssima".

"Ao rever esse capítulo, com todos esses talentos, vejo que a novela se mantém atual e também o quanto ela foi importante para cada um de nós. Todos temos ótimas recordações, porque foi um período muito feliz em nossas vidas. Além de ter sido um trabalho prazeroso, ‘Belíssima’ fui um enorme sucesso", disse Silvio de Abreu.

O clima entre os atores era de pura descontração e alegria. "A Fernanda Montenegro é mais velha que eu. São cinco meses só, mas ela é mais velha", brincou Lima, 88 anos.

Fernanda se divertiu ao imaginar um diálogo entre Mercedes, sua personagem "O Outro Lado do Paraíso" e Bia Falcão. "Ela diria: 'Vou rezar por ela'. A reza de Mercedes não vai resolver nada, afinal ainda ganhei o Cauã [Reymond] no final", brinca ela, sobre o final da vilã feliz em Paris ao lado de Mateus, personagem de Cauã que era garoto de programa.

Marina Ruy Barbosa lembrou que ficou encantada de poder, aos 10 anos, contracenar com gigantes da teledramaturgia como Fernanda Montenegro, Tony Ramos, Irene Ravache, entre outros.

"Era criança. Apesar de eu sentir que queria isso para minha vida, era mais na intuição, não tinha técnica nenhuma, nem estudo. Tentava me conectar com o que estava acontecendo", contou Marina, que afirma que se esforça para se aperfeiçoar cada vez mais na profissão.

"Estou tentando, estudando para isso. Cada trabalho a gente aprende mais um pouco. Cada personagem deixa um pouco da gente e leva um pouco de nós. São encontros diferentes. Cada novela você vai tendo um pouco mais de bagagem".

"É mesmo? A minha está enorme então, são 60 anos", brincou Lima Duarte.

Paolla, na época com 23 anos, estreava sua primeira novela na Globo. Para poder aprender com os veteranos, ela confessou que visitava outros estúdios e observava a forma como os veteranos atuavam.

"O Cauã falou uma coisa que é verdade, 'a gente tem que aprender a se perdoar'. Não tem como não ter melhorado com o passar dos anos. Só o tempo que pode fazer a gente ser melhor como pessoas e como atores".

Cauã também disse que fazia o mesmo e assistia muitas cenas de Irene Ravache e Fernanda Montenegro. "Ficava estudando o roteiro dos atores. Gostava muito de observar e entender. Meu maior desafio como ator foi entender como funcionavam essas quatro câmeras que estão no estúdio", lembra.

Reynaldo Gianecchini aproveitou para agradecer Silvio de Abreu por ter lhe dado a oportunidade de atuar em papéis que fogem do rótulo de galã. Pouco antes do convite, o ator estava estudando nos Estados Unidos. Em "Belíssima", ele interpretou o cômico mecânico Pascoal.

"Primeiro achei louco de acreditar em mim porque eu nem sabia se podia fazer porque estava me divertindo com aulas, mas não sabia se daria. Mas aí super aceitei, claro, se o Silvio me chamar para servir cafezinho, vou aceitar sem ler a sinopse. Foi muito legal".

Na primeira semana de exibição no "Vale a Pena Ver De Novo", "Belíssima" divide a faixa com os últimos capítulos de "Celebridade".

Lima Duarte, Fernanda Montenegro, Irene Ravache - Paulo Belote/Globo - Paulo Belote/Globo
Lima Duarte, Fernanda Montenegro, Irene Ravache
Imagem: Paulo Belote/Globo