Topo

Apresentador volta ao SBT, mas como cantor: "Música me salvou da depressão"

André Vasco em show da banda Os Mirandas - Divulgação/Os Mirandas
André Vasco em show da banda Os Mirandas Imagem: Divulgação/Os Mirandas

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

17/05/2018 04h00

Quem assistiu à estreia de "As Aventuras de Poliana" no SBT, na última quarta-feira (16), ouviu uma voz familiar na trilha sonora. André Vasco, que trabalhou durante cinco anos na emissora como apresentador, está de volta à casa, desta vez como cantor. A banda Os Mirandas, da qual é vocalista, embala a história de João Barros (Igor Jansen), garotinho cearense que se apaixona por Poliana (Sophia Valverde).

A banda de pop rock fez uma versão do forró "Eu Só Quero um Xodó", de Dominguinhos. Eles assinaram contrato com o SBT na última terça. "Minha família veio do interior de Sergipe. Essa música é arrepiante para mim, e quase nenhuma banda faz homenagem ao Nordeste", explica André Vasco ao UOL.

Banda Os Mirandas assina com SBT para integrar trilha sonora de "As Aventuras de Poliana" - Reprodução/Instagram/andrevasco - Reprodução/Instagram/andrevasco
Banda Os Mirandas assina com SBT para integrar trilha sonora de "As Aventuras de Poliana"
Imagem: Reprodução/Instagram/andrevasco
O apresentador de 33 anos entrará na trilha sonora da novela praticamente por acaso. Ele encontrou Laércio Ferreira, produtor musical do SBT, durante um evento em Curitiba. O profissional quis ouvir alguma música de Os Mirandas. Na hora, ele topou colocar "Eu Só Quero um Xodó" em "Poliana". Para Vasco, voltar ao SBT é uma vitória pessoal.

"Estou superfeliz porque as pessoas tendem a rotular, dizer que me meto a cantor, diretor, fotógrafo. Não, eu estudo. Sempre estudei teatro, cinema, fotografia, música é minha base. Todo mundo acha que saí brigado do SBT. Nunca tive essa porta fechada, tanto que meus grandes amigos estão lá", ressalta.

"Pensei em suicídio várias vezes"

Ex-VJ da MTV e apresentador dos programas "Qual É o Seu Talento?" e "Astros", no SBT, André Vasco tem aparecido pouco na TV desde quando deixou a Band, em 2015, o que não quer dizer que o apresentador deixou de trabalhar, mas é o que mais ouve quando alguém o aborda na rua.

"É impressionante que eu encontro algumas pessoas que falam: 'Por onde você anda? Você está sumido!'. E eu falo: 'Então me segue no Instagram, você não vê a quantidade de projetos independentes que eu crio'. Eu nunca trabalhei tanto na minha vida, graças a Deus. Campanhas grandíssimas para marcas que gostam de mim porque falo tanto para a internet quanto para a TV. É muito legal começarem a dar valor para isso", afirma o artista, que também faz palestras e produz vídeos para seu canal no YouTube.

Há dois anos, ele lançou a banda Os Mirandas com seus amigos e faz shows em casamentos e eventos corporativos. O projeto começou como uma terapia para André Vasco, que enfrentou uma depressão profunda no período. A música, o casamento com Vivian Kryubs e a chegada da primeira filha, Maya, há 45 dias, salvaram sua vida, diz o apresentador.

André Vasco beija a filha Maya ao lado da mulher, Vivian Krybus - Reprodução/Instagram/andrevasco - Reprodução/Instagram/andrevasco
André Vasco beija a filha Maya ao lado da mulher, Vivian Krybus
Imagem: Reprodução/Instagram/andrevasco
"A música me salvou com certeza. De tempos em tempos, ela me resgata. Entrei em uma depressão muito forte há dois anos, justamente na época em que começamos na banda. Tomei remédios, pensei em suicídio várias vezes. O que me ajudou a sair, além da minha mulher e da minha família, foi a banda, porque nos encontrávamos uma vez por semana para fazer um som", diz apresentador, que celebra sua nova fase.

"Hoje em dia, eu sou bem melhor porque aprendi a controlar. Tento viver cada dia de um jeito e fazer as coisas direito. Busquei um hobby, a música, ajudo em casa, faço esporte. Temos que lutar contra isso, porque é uma pancada psicológica", alerta.

Edu Lopes, Patrick Saraiva, André Vasco e Eric Nycolas, os integrantes da banda Os Mirandas - Fernando Moraes/Divulgação - Fernando Moraes/Divulgação
Edu Lopes, Patrick Saraiva, André Vasco e Eric Nycolas, os integrantes da banda Os Mirandas
Imagem: Fernando Moraes/Divulgação

Homenagem ao amigo Miranda

Os Mirandas não têm esse nome à toa. É uma homenagem a Carlos Eduardo Miranda, com quem Vasco trabalhou no SBT. O produtor musical morreu em março deste ano e não chegou a ouvir as músicas do apresentador, mas soube a tempo que foi responsável pelo "batismo" da banda.

"Encontrei o vocalista da banda Marília Gabriela e perguntei o porquê desse nome. 'Pense em uma mulher que é um exemplo para a sociedade e não é uma sex symbol', ele falou. Ela é incrível mesmo! Falei que precisávamos homenagear alguém querido e veio na minha cabeça o Miranda. Ele mudou a minha cultura musical. Contei para ele um tempo depois. Ele riu, ficou emocionado. Pena que não chegou a escutar as nossas músicas", lamenta.

André Vasco procura manter relações com seus outros colegas de SBT, como Thomas Roth, outro produtor musical que foi jurado dos programas apresentados por ele. "Fazia tempo que a gente não se via. Ele escutou o disco inteiro e pirou! É muito legal escutar isso desses caras que estão há muito tempo na área", comemora.