Topo

Mural em homenagem a Silvio Santos é pichado em SP: "Todo rico é um ladrão"

Mural em homenagem a Silvio Santos antes e depois de ser pichado - Montagem/UOL/Reprodução/SBT/Instagram
Mural em homenagem a Silvio Santos antes e depois de ser pichado Imagem: Montagem/UOL/Reprodução/SBT/Instagram

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

23/05/2018 17h16

Um mural em homenagem a Silvio Santos, localizado na avenida 23 de Maio, em São Paulo, amanheceu pichado nesta quarta-feira (23). No rosto do apresentador, foi escrita a frase "Todo rico é um ladrão" e desenhado o símbolo anarquista.

A pichação foi mostrada pelo artista plástico Paulo Terra, autor do painel em homenagem a Silvio. Revoltado, ele desabafou em seu Instagram: "Para muita gente que conhece meu trabalho, é lamentável ver isso".

Ao UOL, Paulo Terra diz que recebeu o vídeo de uma amiga e apagará a pichação com latas de spray: "Vamos voltar lá para poder dar uma retocada. Não podemos deixar, senão o pessoal vai achar que é um espaço para poder vandalizar mais. Não vamos deixar".

Outro grafite do muralista, desta vez homenageando artistas da Globo, foi pichado em 2016. Após o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), um grupo de pessoas escreveu a palavra "Golpistas" em cima dos rostos de Jô Soares, Luciano Huck e Galvão Bueno, entre outras celebridades retratadas.

Silvio Santos recebeu em seu programa o muralista Paulo Terra e sua equipe para agradecer por homenagem na avenida 23 de Maio, em São Paulo - Lourival Ribeiro/SBT - Lourival Ribeiro/SBT
Silvio Santos recebeu Paulo Terra e sua equipe no SBT
Imagem: Lourival Ribeiro/SBT
O grafite de Silvio Santos, de 8 metros de altura e 27 de comprimento, levou duas semanas para ficar pronto e foi inaugurado em 2016. O apresentador convidou o artista plástico e sua equipe para ir ao seu programa no SBT. Ele agradeceu a homenagem e parabenizou os muralistas.

"Você fez uma homenagem a mim sem que eu soubesse. Foi uma propaganda espetacular para mim. Te agradeço muito", disse o apresentador, que pagou R$ 2 mil de bonificação.

Silvio também perguntou sobre possíveis pichações: "Geralmente, as pessoas que picham em São Paulo, vocês acham que não vão pichar esse mural?". "Acaba sendo um trabalho valorizado", respondeu Paulo Terra. O apresentador continuou: "Os rapazes que picham respeitam o trabalho?". "É uma obra de arte, né?", disse o artista.