Topo

Loira do banheiro no cinema, atriz mirim sofre machismo em novelinha do SBT

Pietra Quintela em "As Aventuras de Poliana" e na produção de "Os Exterminadores do Além Contra a Loira do Banheiro" - Montagem/UOL/Reprodução/SBT/Instagram
Pietra Quintela em "As Aventuras de Poliana" e na produção de "Os Exterminadores do Além Contra a Loira do Banheiro" Imagem: Montagem/UOL/Reprodução/SBT/Instagram

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

25/05/2018 04h00

Aos 10 anos, Pietra Quintela enfrenta uma verdadeira maratona de compromissos: provas na escola (fez de Matemática na quinta-feira), as gravações da novela "As Aventuras de Poliana" e testes de caracterização de seu primeiro papel no cinema, no filme "Os Exterminadores do Além Contra a Loira do Banheiro", no qual ela será justamente a loira do banheiro.

Na trama, exibida pelo SBT, Pietra interpreta Lorena, uma menina de sete anos que foi excluída pelos amigos que criaram um "clube de machos masculinos". Consciente, a atriz mirim aprova a abordagem do machismo na infância.

Pietra Quintela interpreta Lorena em "As Aventuras de Poliana", novela do SBT - Reprodução/SBT - Reprodução/SBT
Pietra Quintela interpreta Lorena em "As Aventuras de Poliana", novela do SBT
Imagem: Reprodução/SBT
"O amigo dela, Mário, a exclui de um grupinho com outros meninos e não a deixam entrar só porque ela é menina. Então ela sofre um machismo durante a novela. Achei bem legal o SBT mostrar uma personagem que sofre machismo porque o público também aprende que não é legal fazer isso", analisa Pietra em entrevista ao UOL.

Na vida real, porém, a atriz afirma que nunca sofreu machismo dos coleguinhas: "Nunca aconteceu isso comigo, porque eu sempre brincava com as meninas, mas me enturmava com os meninos e, quando eles falavam que a brincadeira era só para meninos, eu ia brincar com as minhas amigas".

Há uma semana no ar, "As Aventuras de Poliana" estreou com audiência superior a das outras novelas infantis do SBT e mantém média de 14,5 pontos (71 mil domicílios na Grande São Paulo). Pietra já está experimentando o sucesso na escola.

"Umas menininhas do terceiro ano vieram pedir autógrafo, achei superfofas. O pessoal da minha turma, do quinto ano, já começou a ver porque é o horário que eles também ficam mexendo no celular. Eu também não perco nenhum capítulo", conta.

Pietra Quintela prepara molde de sua cabeça para o filme "Os Exterminadores do Além Contra a Loira do Banheiro" - Montagem/UOL/Divulgação - Montagem/UOL/Divulgação
Pietra Quintela prepara molde de sua cabeça para "Os Exterminadores do Além Contra a Loira do Banheiro"
Imagem: Montagem/UOL/Divulgação

Loira do banheiro

Foi justamente nos corredores do SBT que Pietra esbarrou em Danilo Gentili, que está produzindo o filme de terror trash "Os Exterminadores do Além Contra a Loira do Banheiro" e a chamou para estrelar sua nova produção cinematográfica.

"Quando o Danilo me convidou, pensei que ele estava brincando, porque ele faz pegadinha. Descobri que era verdade e fiquei muito feliz, porque foram duas coisas ao mesmo tempo, a novela e o filme", comemora.

Pietra Quintela e Danilo Gentili posam nos corredores do SBT - Reprodução/Instagram/danilogentili - Reprodução/Instagram/danilogentili
Pietra Quintela e Danilo Gentili posam no SBT
Imagem: Reprodução/Instagram/danilogentili
O convite, porém, assustou a mãe dela. "Eu falei: 'Oi? Você está falando sério? É uma criança de dez anos!'. Ele disse que o diretor queria alguém mais velho, mas achou ela a cara do que tinha imaginado. Ela adorou a ideia", afirma a mãe, Deborah Quintela.

Para surpresa dela, a filha já sabia a lenda urbana da loira do banheiro.

"Eu já conhecia essa história porque já assustei as minhas amigas como loira do banheiro. Como sou branquinha e loirinha, eu fiquei no banheiro e assustei elas na hora do recreio", recorda, rindo.

Pietra já provou figurino, fez o molde de sua cabeça ("eu praticamente vou tirar meu rosto") e deverá começar a gravar em junho. "Minha personagem é a Catarina, uma menina normal na escola, que se dá superbem com as amigas dela. Ela fica revoltada com alguma coisa que eu não posso falar e invoca a loira do banheiro", adianta.