Topo

Faustão não poupa ninguém e critica governo e caminhoneiros em greve

Faustão fala sobre a greve dos caminhoneiros no "Domingão" - Reprodução/TV Globo
Faustão fala sobre a greve dos caminhoneiros no "Domingão" Imagem: Reprodução/TV Globo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

27/05/2018 18h52Atualizada em 27/05/2018 21h45

O apresentador Faustão não poupou ninguém na abertura do "Domingão". Ao conversar com os participantes do quadro "Ding Dong", ele criticou o governo e os caminhoneiros em greve por causa do caos no país com a falta de combustíveis nos postos de gasolina.

"Todo mundo espera que essa situação se normalize. Não só porque são justas as reivindicações dos caminhoneiros, mas tem que ver que a população que fica no meio, entre a incompetência e lentidão do governo e a Justiça. O que não pode é descontar no povo, que já é maltratado, humilhado", falou o apresentador, enquanto conversava com Alexandre Borges, Bia Arantes, Fernanda Nobre, Marcelo Airoldi, do elenco de "Deus Salve O Rei".

"Os dois lados têm que ter autocrítica. O governo, que poderia ter resolvido antes, desde o ano passado está esse assunto, e do outro lado os caminhoneiros que tenham agora bom senso. A população já entendeu, uma boa parte, que a causa é justa, só dá uma dosada se não a coisa engrossa e pior do que está não pode ficar", completou.

Em outro momento, quando recebia Almir Sater e Renato Teixeira no quadro, Faustão fez piada com o vídeo que viralizou na internet no último dia 16, no qual muita gente achou que Antônio Fagundes brigava embriagado em um posto de gasolina. A própria Globo desmentiu no dia seguinte que fosse o ator nas imagens.

"Antônio Fagundes vai abrir um posto de gasolina", ironizou, antes de os dois cantarem "Frete", tema da série "Carga Pesada", dos caminhoneiros Pedro e Bino (Stênio Garcia). "A verdade é que esse problema vem de longa data e já podia ter sido resolvido. Que os caminhoneiros tenham um pouquinho de juízo, serenidade e sensatez, o que normalmente a classe política não tem, para poupar a população, que já sofreu o que não poderia".

Ao fim do "Ding Dong", quando recebia o grupo Jota Quest, Faustão deixou claro que dizia o que lhe dava na telha. "Não uso ponto eletrônico. Toda merda que eu falo é da minha cabeça. Não é de ninguém falando pra mim, eu falo por mim".

O assunto voltou ainda à tona durante o "Show dos Famosos", após a apresentação de Alessandra Maestrini. "Tem uma galera que está aproveitando pra aumentar o preço de batata, da gasolina, ao invés de mudar o país. Viu o litro de gasolina a R$ 10? Não paga, denuncia", disse a atriz, que interpretou Fernanda Abreu no quadro.

Neste domingo, a greve dos caminhoneiros completou sete dias, com reflexo em todo o país. Alguns alimentos já desapareceram das prateleiras dos supermercados e os postos seguem desabastecidos em centenas de cidades.