Topo

"Caipira" de posto de gasolina vira meme com greve, mas não dá entrevistas

O ator Antonio Duarte "Batata", garoto propaganda dos postos Ipiranga - Reprodução/YouTube
O ator Antonio Duarte "Batata", garoto propaganda dos postos Ipiranga Imagem: Reprodução/YouTube

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

29/05/2018 04h00

"Onde tem gasolina?" Essa pergunta nem o "caipira" do posto Ipiranga consegue responder. O garoto-propaganda da empresa de combustíveis virou meme após a paralisação dos caminhoneiros, que "secou" quase todos os postos pelo Brasil e entra no nono dia nesta terça-feira (29).

Entre as brincadeiras nas redes sociais, o homem fica calado por não poder apontar que no posto Ipiranga tem gasolina. Houve quem "informou sobre sua demissão" por falta de combustível no Brasil.

A empresa de combustíveis não entrou na brincadeira e blindou o caipira, interpretado pelo ator Antonio Duarte de Almeida Junior, de 53 anos. A assessoria de comunicação da rede explicou ao UOL que ele não está concedendo entrevistas neste momento, mas poderá liberá-lo quando a greve dos caminhoneiros terminar. 

O UOL procurou o ator, mas não obteve resposta. A reportagem apurou que o contrato é rígido e o proíbe de se manifestar, dar opiniões ou entrevistas, principalmente sobre temas espinhosos.

Antonio Duarte "Batata" interpreta galã de novela mexicana em comercial dos postos Ipiranga - Reprodução/YouTube - Reprodução/YouTube
Antonio Duarte interpreta galã mexicano em comercial do Ipiranga
Imagem: Reprodução/YouTube
Antonio apareceu pela primeira vez em um comercial do Ipiranga em 2010. Fez sucesso e passou a protagonizar todas as propagandas da empresa, sempre à beira de uma estrada e com a resposta na ponta da língua para qualquer dúvida dos viajantes: "Lá no posto Ipiranga".

Apesar de gravar comerciais desde 1996, a formação acadêmica de Antonio é químico industrial. Ele trabalha até hoje na área e tem uma empresa de representações de produtos químicos na zona norte de São Paulo.