Topo

Jamanta não morreu! Cacá Carvalho volta à TV após 11 anos em série e novela

Ator Cacá Carvalho, conhecido pelo personagem Jamanta, volta à TV em série e reprise 11 anos depois - Reprodução/TV Globo/Facebook/casalaboratorio Montagem/UOL
Ator Cacá Carvalho, conhecido pelo personagem Jamanta, volta à TV em série e reprise 11 anos depois Imagem: Reprodução/TV Globo/Facebook/casalaboratorio Montagem/UOL

Gilvan Marques

Do UOL, em São Paulo

30/05/2018 04h00

Após 11 anos, o ator Cacá Carvalho, de 65 anos, comemora o retorno à TV aberta em dose dupla. Ele estará no elenco de "Cine Holliúdy", série que a Globo deve levar ao ar em julho, e poderá ser visto também na reprise de "Belíssima", no "Vale a Pena Ver de Novo" a partir de junho.

Cacá ficou conhecido ao interpretar Jamanta, um homem ingênuo, bobo, e que repetia por diversas vezes a frase "Jamanta não morreu!" O personagem surgiu em "Torre de Babel" (1998) e, de tão popular, foi "ressuscitado" pelo mesmo autor Silvio de Abreu em "Belíssima" (2006).

"Claro que foi uma experiência maravilhosa, um trabalho que resgatou um personagem que estava adormecido depois de 10 anos. Me senti muito honrado, mas acho que isso já foi", ressalta ele ao UOL.

"Jamanta não morreu!" Ator Cacá Carvalho volta à TV em série e reprise 11 anos   depois - Foto/Lenise Pinheiro - Foto/Lenise Pinheiro
Cacá Carvalho está em duas peças em cartaz: "Não fico dentro nem fora da TV. Sem me chamarem, eu faço"
Imagem: Foto/Lenise Pinheiro
Embora não demonstre muito entusiasmo pelo personagem que o tornou conhecido na TV, Cacá não esconde a satisfação ao ver a repercussão nas ruas, ainda nos dias de hoje.

"É impressionante como tantas pessoas ainda têm esse personagem dentro de si Ao me verem na rua, elas ainda esboçam um sorriso, uma saudade boa. E isso é muito bonito. Você percebe que o seu trabalho ainda ecoa na cabeça das pessoas. É gratificante ver que um trabalho seu está provocando um pouco de alegria. A gente está precisando disso", orgulha-se.

Na TV, os últimos trabalhos do ator foram nas séries "A Pedra do Reino", da Globo, e "Mandrake", no canal pago HBO. Em "Cine Holliúdy", série derivada da comédia que fez sucesso nos cinemas em 2012, Carvalho interpretará "um padre com um grau muito acentuado de corrupção, de comédia, de Brasil".

"Foi uma experiência muito rica, uma ideia maravilhosa", diz ele sobre o novo trabalho, que tem no elenco Edmilson Filho, Letícia Colin, Matheus Nachtergaele, Ney Latorraca e Miguel Falabella.

Com uma peça em cartaz e outras três em ensaio, Cacá Carvalho relativiza o tempo longe do público da TV. "Não fico dentro nem fora da televisão. Se eles me chamarem, eu faço. Não deixei e nem estou voltando."