Topo

Guarda de novela é dentista na vida real: "Combato invasores e cáries"

Liéser Touma como guarda real em "Deus Salve o Rei" e como dentista - Montagem/UOL/Reprodução/TV Globo/Arquivo pessoal
Liéser Touma como guarda real em "Deus Salve o Rei" e como dentista Imagem: Montagem/UOL/Reprodução/TV Globo/Arquivo pessoal

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

31/05/2018 04h00

De segunda a sábado, a partir das 19h30, Liéser Touma aparece na Globo combatendo os invasores do reino de Montemor em "Deus Salve o Rei". Quando sai da TV, ele troca a armadura medieval por um jaleco e uma máscara e combate as cáries de seus pacientes. O ator de 41 anos também trabalha como dentista em sua clínica na zona sul de São Paulo.

"A luta é contra as cáries", brinca Liéser Touma em entrevista ao UOL. "O ritmo no consultório não mudou muito, só deu uma corrida maior. Ainda estou conseguindo conciliar, mas a profissão de ator está crescendo cada vez mais", analisa.

Especialista em odontopediatria e periodontia, Touma se formou em odontologia em 1999, inspirado pelo tio, dentista e professor na Unesp (Universidade Estadual Paulista): "Nunca abandonei a gravação para atender, mas faço muita consultoria nas gravações. Muitas pessoas com quem trabalhei são meus pacientes".

Clínico particular, Liéser avisa a seus pacientes quando não poderá atender por causa das gravações da novela, no Rio de Janeiro. Uma das ligações que recebeu no consultório, aliás, não foi de um cliente, e sim da Globo, que o chamou para participar de sua primeira novela na emissora.

"Até assustei, porque a Globo ligou para o telefone do consultório. Achei que fosse trote. Depois entendi que pesquisaram o meu nome e apareceu 'Dr. Liéser Touma'", relembra. Ele foi chamado por Bernardo Sá, diretor de "Deus Salve o Rei" e com quem trabalhou na minissérie "Dois Irmãos". Nos bastidores, ele se dá muito bem com Johnny Massaro e Tatá Werneck, a "realeza" de Montemor, mas confessa: "A Tatá é incontrolável, muito divertida. É piada o tempo inteiro!".

Liéser Touma já foi vampiro, "encanador-noiva" e ET em comerciais - Montagem/UOL/Arquivo pessoal - Montagem/UOL/Arquivo pessoal
Liéser Touma já foi vampiro, "encanador-noiva" e ET em comerciais
Imagem: Montagem/UOL/Arquivo pessoal

De vampiro a ET: "ator dentista" gravou mais de 200 comerciais

Além de ser dentista e guarda real em "Deus Salve o Rei", Liéser Touma é conhecido pelas crianças como Tio Passarinho, da série "O Zoo da Zu", do canal pago Discovery Kids, e por centenas de comerciais em que apareceu vestido de vampiro, ET e encanador com véu de noiva.

"Eu tinha um tipo interessante para publicidade. Era bem expressivo, tinha a bochecha vermelhinha, um rosto engraçado e novo, diferente. Depois do primeiro comercial, abriu a porteira. Comecei a fazer um atrás do outro. Já gravei mais de 200 filmes. Nos primeiros anos, fazia quatro por mês. Cheguei a ficar com seis no ar. Era uma megaexposição. Hoje é até difícil me vender para publicidade, porque estou manjado", conta o ator.

Touma, que também fez novelas no SBT, quer continuar aparecendo na TV, mas sem abandonar a odontologia: "Meu porto seguro é o consultório. Quando terminar a novela, tchau, um abraço e, quem sabe, até a próxima. Ser ator é uma paixão".