Topo

Televisão

Multishow volta atrás e exibirá episódios de "Chapolin" com qualidade ruim

Divulgação/Multishow
Cena do episódio "Um Hotel Nada Agradável", de "Chapolin", que será exibido pelo Multishow mesmo com qualidade ruim Imagem: Divulgação/Multishow

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

31/05/2018 00h01

Os fãs de "Chaves' e "Chapolin" se irritaram ao saber que o Multishow deixaria de exibir três episódios do herói vermelho por causa da péssima qualidade de imagem. Para satisfazer o público, entretanto, o canal pago do Grupo Globo abrirá mão do "padrão de qualidade" e colocará no ar as três histórias que nem a rede mexicana Televisa queria vender.

"Dos 523 episódios que licenciamos, três foram condenados tecnicamente. A própria Televisa nem queria mandar esse material de tão ruim que estava. Tomei a decisão de exibir esses três episódios, mesmo não tendo a qualidade técnica aprovada, em respeito aos fãs e levando em consideração que é um material histórico. As pessoas vão entender que aquele material tem 40 anos e que ficou guardado", afirma Tatiana Costa, diretora de programação e conteúdo digital do Multishow.

O canal pago cogitou oferecer as três histórias somente em sua plataforma de vídeos, mas voltou atrás para cumprir a promessa de exibir a série na íntegra. O primeiro episódio com qualidade ruim, "Duas Vezes Chapolin", irá ao ar em 8 de junho, às 23h30. No dia 15, será exibido "Um Hotel Nada Agradável" e no dia 20, "Um Defunto Bastante Morto / O Gato e o Chimpanzé".

"Estamos começando essa trajetória e começou muito bem-sucedida. Nossos índices de audiência cresceram 70%", comemora Tatiana Costa, referindo-se à faixa das 23h. Nos horários de reprise, a audiência subiu 80% às 13h e 92% às 18h30.

Os episódios inéditos estão sendo dublados pelos estúdios Som de Vera Cruz, no Rio de Janeiro, e Unidub, em São Paulo. A qualidade do áudio, aliás, foi "piorada" para parecer com a dos anos 80, quando "Chaves" e "Chapolin" foram dublados pela primeira vez. A diretora do Multishow admite que vai rever os padrões da dublagem atual a pedido dos fãs.

"Para não parecer uma dublagem atual, porque os equipamentos hoje em dia são muito mais tecnologicamente potentes, ficaria diferente da dublagem clássica. Temos o tratamento de deixar mais próximo [do que foi feito na época]. Essa equalização e os efeitos ainda estão sendo ajustados. É ótimo receber esse feedback, estamos em cima disso", ressalta.

Episódios de "Chapolin" com qualidade ruim que serão exibidos pelo Multishow

Divulgação/Multishow
Cena do episódio "Duas Vezes Chapolin" Imagem: Divulgação/Multishow
Dia 8 de junho, às 23h30: "Duas Vezes Chapolin", episódio 18.

Ramón é um sujeito que adora pregar peças nos outros, mas sua sobrinha está preocupada, pois seu marido sofre do coração e poderia morrer de susto.

Dr. Chapatin leva ao hospital um homem que foi atropelado.

Divulgação/Multishow
Cena do episódio "Um Hotel Nada Agradável" Imagem: Divulgação/Multishow
Dia 15 de junho, às 23h30: "Um Hotel Nada Agradável", episódio 25.

O gerente de um hotel está cobrando o dobro do combinado pela conta de um casal, que não tem dinheiro para pagar. Proibidos de sair, eles clamam pela ajuda do Chapolin.

Divulgação/Multishow
Cena do episódio "Um Defunto quase Morto" Imagem: Divulgação/Multishow
Dia 20 de junho, às 23h30: "Um Defunto Bastante Morto / O Gato e o Chimpanzé", episódio 30.

Um vendedor ambulante se assusta ao descobrir um cadáver em uma casa. Com medo, ele pede ajuda ao Chapolin. Dr. Chapatin atende um homem que caiu de uma escada.