Topo

Obeso na adolescência, Joaquim Lopes lembra gordofobia: "Brutal e violenta"

Joaquim Lopes - Marcos Ferreira/Brazil News
Joaquim Lopes Imagem: Marcos Ferreira/Brazil News

Colaboração para o UOL

04/06/2018 16h06

Joaquim Lopes fez um desabafo sobre sua adolescência em entrevista ao programa "Papo de Almoço", da Rádio Globo, nesta segunda-feira (4). O ator e apresentador contou que sofreu gordofobia dos 11 aos 15 anos.

"Fui um adolescente obeso. Eu sofri muito bullying. Na época, não tinha essa palavra. Eu estudava num colégio semi-internato, passava os meus recreios na biblioteca. Foi um suplício pra mim. O ginásio foi uma desgraça completa e absoluta", declarou.

Joaquim relatou que o preconceito era tão forte, que ele não conseguia ter uma reação.

"'A violência da gordofobia naquela época era algo tão brutal, tão violenta que eu não conseguia reagir. Eu ficava paralisado com isso. Dos 14 pros 15 anos, quando eu consegui formular que estava passando por uma crise, foi quando comecei a tomar medidas pessoais para transformar essa minha realidade em outra coisa. Lembro disso com muita gratidão. Eu agradeço a cada um daqueles desgraçados que me zoaram na escola, pois aquilo foi o que me deu drive. E eu encontrei todos. Crise tem que ser encarada como oportunidade de crescimento', ensinou.