Samara Felippo critica vídeo de Kefera de transição capilar: "Fala só dela"
Samara Felippo usou seu Instagram nesta segunda-feira (4) para criticar a forma como Kéfera Buchmann está abordando a sua transição capilar. A youtuber tem feito muitos vídeos desde que decidiu parar de fazer escova e assumir seus cabelos ondulados.
Já Samara costuma falar sobre cuidados e autoestima de mulheres com cabelos cacheados em suas redes sociais e em seu canal no YouTube por causa de suas filhas, Alícia, de 9 anos, e Lara, de 5 anos, de seu casamento com Leandrinho, de quem se separou em 2013.
Para a atriz, Kéfera conduziu o tema de uma forma muito superficial, esquecendo de citar um fator fundamental: o racismo.
"O que me incomodou não foi o que a Kéfera falou. Foi o que a Kéfera não falou. A Kéfera fala sobre o que ela passou com o cabelo rebelde e bagunçado na escola, o bullying que ela sofreu. Mas o que ela não fala é o porquê que esse cabelo bagunçado é tão rejeitado. Por que que quando ela começou a postar os vídeos com o cabelo natural dela, ela foi tão criticada? Porque existe no nosso país o racismo estrutural, gravíssimo, fortíssimo. Então o cabelo liso é o cabelo bonito, é o cabelo padrão. Então eu só estou aqui para dizer que ela podia - podia não, ela pode! - ir nisso mais profundamente", declarou.
Samara explicou que não está menosprezando e nem julgando Kéfera, mas que faltou ela falar das meninas negras.
"Para encerrar, a Kéfera não tem cabelo cacheado. A Kéfera tem o cabelo ondulado e fazia progressiva. Eu fazia progressiva! (risos) Olha que loucura! É uma coisa mais absurda que a outra. (...) As mães que levam as meninas para alisar os cabelos estão querendo proteger as filhas, para que não passem pelo que elas passaram, pelo racismo. Quando a Kéfera não fala de racismo, fala só dela, isso sim é grave", desabafou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.