Topo

Famosos

Marquezine S/A: como a estrela administra sua carreira dentro e fora da TV

Manuela Scarpa e Iwi Onodera/Brazil News
Bruna não cansa de repetir que sabe muito bem o que quer da vida. "Não há dinheiro no mundo que me faça fazer certas coisas" Imagem: Manuela Scarpa e Iwi Onodera/Brazil News

Ana Cora Lima

Do UOL, no Rio

18/06/2018 04h00

Com apenas 7 anos, ela conquistou o Brasil como a Salete, de "Mulheres Apaixonadas". Prodígio na profissão, era conhecida pela facilidade para chorar e decorar textos. Aos 22 e 10 novelas depois, Bruna Marquezine se firmou como estrela na TV Globo. De bem com o espelho e feliz no amor, a atriz se tornou também uma das maiores e mais influentes celebridades do país e fatura como poucas.

Apesar de não falar abertamente sobre dinheiro, o cachê de Bruna não é segredo para quem trabalha com eventos, campanhas publicitárias e "publishots", os posts pagos em redes sociais. Só no Instagram a sua audiência é de 28,4 milhões de seguidores --Anitta tem 28,8 milhões e Neymar, 94,6 milhões.

Reprodução/Instagram/neymarjr
Bruna e Neymar foram estrelas de uma campanha publicitária milionária do "Dia dos Namorados" Imagem: Reprodução/Instagram/neymarjr

Os anúncios no Instagram feitos por ela custam entre R$ 50 mil e R$ 100 mil, dependendo do peso da marca. Para sair de casa e ficar por duas horas em um evento, a atriz cobra R$ 50 mil. Ela recebe ainda salário de cerca de R$ 60 mil reais – 35% a menos quando não está em nenhuma produção no ar – pelo contrato com a Globo, de cinco anos, renovado há pouco tempo. O valor foi apurado pelo UOL com produtores de elenco da emissora. O UOL tentou ouvir representantes da atriz para esta reportagem, mas não obteve resposta até a publicação.

No ápice, Bruna é bastante criteriosa sobre o que vai anunciar. “Só vinculo minha imagem a um produto em que eu acredite e goste", afirmou à imprensa em 2015.

Para tê-la como garota-propaganda, além de ter o aval pessoal, é preciso desembolsar no mínimo R$ 400 mil. As cenas quentes ao lado de Neymar só de lingerie para o comercial de Dia dos Namorados da C&A valeram R$ 1,8 milhão para o casal. O investimento não foi em vão.

Segundo a Socialbakers, que monitora a performance corporativa em redes sociais, a campanha gerou aumento de mais de 129 mil seguidores na página da marca no Instagram - cerca de 237% a mais se comparado com o mesmo período do mês anterior, além de registrar quase 2 milhões de interações.

“A Bruna é linda, jovem e talentosa e virou uma referência feminina, mas não há dúvidas que isso se deve muito ao namoro com o Neymar. Antes de 2013, ela era só uma atriz. O que ela cobrar hoje, as marcas pagam porque sabem que vão ter retorno”, explica João Vivas, empresário que já foi responsável por várias negociações entre marcas e famosos.

J Humberto/AgNews
Marquezine está sempre antenada as tendências e por isso virou uma referência no meio da moda Imagem: J Humberto/AgNews
Namoro com Neymar

Bruna e Neymar começaram a namorar em outubro de 2012, mas só assumiram a relação cinco meses depois. Entre idas e vindas, os dois já têm cinco anos juntos. Não há como negar que o namoro a ajudou a conquistar um mercado fora arte de interpretação. Em 2013, em uma lista divulgada pelo site de pesquisa Bing, ela foi a celebridade mais procurada pelos brasileiros. Nesse mesmo ano, ela fez campanhas da grife Coca-Cola Jeans, Claro, Garnier, Maybelline e Piracanjuba.

No ano seguinte, Bruna foi eleita como a 24ª artista mais poderosa do país pela revista “Forbes” e a mais sexy do mundo, segundo a “Vip”, na época, ela estava no ar na novela "Em Família”.

“A Bruna é uma estrela 'online' e 'offline' e isso faz dela uma das maiores influenciadoras do pais. Tudo que ela faz e veste gera desejos. Ela é poderosa. A história com o Neymar, claro, trouxe uma projeção maior porque ele também é influenciador, são duas pessoas fortes", analisa  Lidiane Queiroz, sócia da agência de Marketing Digital Capitu.

"Mesmo sem o namorado, ela tem seu espaço pela beleza, pela fama e pela forma que ela conduziu esse lado fashion e profissional. Ela está sempre bem bonita, maquiada, sabe o que está falando e escolhe muito bem o que vai ou não fazer”, ressalva.

Novo empresário

A Catarina de "Deus Salve o Rei" deu provas que está tomando as rédeas de sua vida. Após quinze anos de parceira, ela rompeu com o empresário Zeca Vitorino e autorizou que o escritório de sua assessoria de imprensa, a Mattoni Comunicação, cuidasse também dos seus contratos.

"Ela não discute pessoalmente os valores, mas está cada vez mais atenta. Tem agente que fica com 40%, 30% de cada contrato para quem está começando. Isso fica acordado entre as partes lá no início e acho que foi isso que pesou para Bruna trocar de empresário. Ela sacou que chegou a hora de ficar com uma fatia maior do que recebe", revela um empresário de artistas, que preferiu não se identificar.

Reprodução/Instagram
Uma das protagonistas de "Deus Salve o Rei", Bruna trocou recentemente de empresário e surpreendeu a família com sua decisão Imagem: Reprodução/Instagram