Marquezine S/A: como a estrela administra sua carreira dentro e fora da TV
Com apenas 7 anos, ela conquistou o Brasil como a Salete, de "Mulheres Apaixonadas". Prodígio na profissão, era conhecida pela facilidade para chorar e decorar textos. Aos 22 e 10 novelas depois, Bruna Marquezine se firmou como estrela na TV Globo. De bem com o espelho e feliz no amor, a atriz se tornou também uma das maiores e mais influentes celebridades do país e fatura como poucas.
Apesar de não falar abertamente sobre dinheiro, o cachê de Bruna não é segredo para quem trabalha com eventos, campanhas publicitárias e "publishots", os posts pagos em redes sociais. Só no Instagram a sua audiência é de 28,4 milhões de seguidores --Anitta tem 28,8 milhões e Neymar, 94,6 milhões.
Os anúncios no Instagram feitos por ela custam entre R$ 50 mil e R$ 100 mil, dependendo do peso da marca. Para sair de casa e ficar por duas horas em um evento, a atriz cobra R$ 50 mil. Ela recebe ainda salário de cerca de R$ 60 mil reais – 35% a menos quando não está em nenhuma produção no ar – pelo contrato com a Globo, de cinco anos, renovado há pouco tempo. O valor foi apurado pelo UOL com produtores de elenco da emissora. O UOL tentou ouvir representantes da atriz para esta reportagem, mas não obteve resposta até a publicação.
No ápice, Bruna é bastante criteriosa sobre o que vai anunciar. “Só vinculo minha imagem a um produto em que eu acredite e goste", afirmou à imprensa em 2015.
Para tê-la como garota-propaganda, além de ter o aval pessoal, é preciso desembolsar no mínimo R$ 400 mil. As cenas quentes ao lado de Neymar só de lingerie para o comercial de Dia dos Namorados da C&A valeram R$ 1,8 milhão para o casal. O investimento não foi em vão.
Segundo a Socialbakers, que monitora a performance corporativa em redes sociais, a campanha gerou aumento de mais de 129 mil seguidores na página da marca no Instagram - cerca de 237% a mais se comparado com o mesmo período do mês anterior, além de registrar quase 2 milhões de interações.
“A Bruna é linda, jovem e talentosa e virou uma referência feminina, mas não há dúvidas que isso se deve muito ao namoro com o Neymar. Antes de 2013, ela era só uma atriz. O que ela cobrar hoje, as marcas pagam porque sabem que vão ter retorno”, explica João Vivas, empresário que já foi responsável por várias negociações entre marcas e famosos.
Namoro com Neymar
Bruna e Neymar começaram a namorar em outubro de 2012, mas só assumiram a relação cinco meses depois. Entre idas e vindas, os dois já têm cinco anos juntos. Não há como negar que o namoro a ajudou a conquistar um mercado fora arte de interpretação. Em 2013, em uma lista divulgada pelo site de pesquisa Bing, ela foi a celebridade mais procurada pelos brasileiros. Nesse mesmo ano, ela fez campanhas da grife Coca-Cola Jeans, Claro, Garnier, Maybelline e Piracanjuba.
No ano seguinte, Bruna foi eleita como a 24ª artista mais poderosa do país pela revista “Forbes” e a mais sexy do mundo, segundo a “Vip”, na época, ela estava no ar na novela "Em Família”.
“A Bruna é uma estrela 'online' e 'offline' e isso faz dela uma das maiores influenciadoras do pais. Tudo que ela faz e veste gera desejos. Ela é poderosa. A história com o Neymar, claro, trouxe uma projeção maior porque ele também é influenciador, são duas pessoas fortes", analisa Lidiane Queiroz, sócia da agência de Marketing Digital Capitu.
"Mesmo sem o namorado, ela tem seu espaço pela beleza, pela fama e pela forma que ela conduziu esse lado fashion e profissional. Ela está sempre bem bonita, maquiada, sabe o que está falando e escolhe muito bem o que vai ou não fazer”, ressalva.
Novo empresário
A Catarina de "Deus Salve o Rei" deu provas que está tomando as rédeas de sua vida. Após quinze anos de parceira, ela rompeu com o empresário Zeca Vitorino e autorizou que o escritório de sua assessoria de imprensa, a Mattoni Comunicação, cuidasse também dos seus contratos.
"Ela não discute pessoalmente os valores, mas está cada vez mais atenta. Tem agente que fica com 40%, 30% de cada contrato para quem está começando. Isso fica acordado entre as partes lá no início e acho que foi isso que pesou para Bruna trocar de empresário. Ela sacou que chegou a hora de ficar com uma fatia maior do que recebe", revela um empresário de artistas, que preferiu não se identificar.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.