Topo

"O bonito tem que ter 3 vezes mais conteúdo", diz Edu Guedes sobre rótulos

No comando do "Edu Guedes e Você", na Rede TV!, chef completa 24 anos apresentando quadros e programas de receitas - Divulgação/RedeTV!
No comando do "Edu Guedes e Você", na Rede TV!, chef completa 24 anos apresentando quadros e programas de receitas
Imagem: Divulgação/RedeTV!

Gilvan Marques

Do UOL, em São Paulo

18/06/2018 04h00

À frente de programas e quadros de gastronomia há 24 anos, o apresentador e chef de cozinha Edu Guedes diz ter enfrentado dificuldades para fugir dos rótulos no início da carreira e ter seu trabalho reconhecido.

"Ninguém fica na televisão por 24 anos por ser apenas bonito. Mas eu posso dizer que no começo da minha carreira isso atrapalhou um pouco. Eu era muito novo e diziam: 'Ah, o Edu está na TV e recebe 3 mil cartas por mês'. Então, o bonito tem que ter três vezes mais conteúdo, senão ele fica taxado", afirma.

Em entrevista ao UOL nos bastidores do "Edu Guedes e Você", na Rede TV!, o apresentador contou que foi Claudete Troiano, responsável por lhe abrir as portas no programa "Mulheres", da TV Gazeta, nos anos 90, que o alertou para a cobrança que viria com o sucesso e o incentivou a continuar os estudos. 

"Graças a Deus, hoje sou reconhecido pelo meu trabalho e tudo o que eu faço tem retorno. Não me apego a rótulos", completa ele, que além de gastronomia, se formou em administração e economia e hoje pilota negócios que vão de um estúdio de TV a uma fazenda --além de estrelar campanhas publicitárias.

Com o mesmo ar de bom moço que exibe no ar, Guedes só muda a expressão quando o assunto são os boatos nos bastidores da TV sobre sua ascensão como apresentador. Nega com veemência, por exemplo, que exista alguma rixa entre ele e Celso Zucatelli, que foi demitido da Rede TV! enquanto o chef ganhou um programa solo. 

"Isso não existe. Cada um tem um tipo de trabalho. Nunca faltou diálogo entre nós. A emissora fez uma pesquisa e decidiu focar na culinária", afirma.

O chef já foi casado duas vezes --com Eliana e Daniela Zurita, com quem tem uma filha-- e, atualmente, namora Érica Reis, apresentadora do "Leitura Dinâmica". Os dois se conheceram no ambulatório da Record, há doze anos, quando Guedes teve uma arritmia cardíaca, mas o namoro engatou quando os dois já estavam na Rede TV!.

"Estamos namorando há três anos, mas a gente já está praticamente casado, vivemos juntos", diz ele.

Gafe no ar

Um incidente ao vivo, no ano passado, acabou fazendo o apresentador ganhar mais admiradores. Guedes preparava um receita no "Melhor Pra Você" quando uma larva foi flagrada "caminhando" pela assadeira

Procurada pelo UOL, a Rede TV! informou que o colaborador responsável pela falha seria punido -- mas não esclareceu de que forma. A reportagem apurou que o próprio Edu Guedes pediu à direção da casa para que ninguém fosse demitido. A atitude foi elogiada pelo público nas redes sociais.

"Eu não vi no ao vivo. Se eu tivesse visto, falaria. Mas eu vou condenar alguém por isso? Se uma pessoa acha isso um absurdo é porque nunca manipulou um alimento. Acidentes acontecem e podem acontecer na casa de todo mundo", defende o chef, que diz contabilizar mais de 6 mil receitas já preparadas diante das câmeras.