Topo

"Inverti certas prioridades", diz Edson Celulari sobre luta contra o câncer

Edson Celulari será um dos protagonistas de  "O Tempo Não Para" - Globo/João Miguel Júnior
Edson Celulari será um dos protagonistas de "O Tempo Não Para" Imagem: Globo/João Miguel Júnior

Guilherme Machado

Do UOL, em São Paulo

24/06/2018 04h00

Edson Celulari está de volta à televisão, como um dos protagonistas de “O Tempo Não Para”, próxima novela das 19h da Globo.

O novo trabalho chega dois anos depois de o ator ter anunciado que iniciaria um tratamento contra um câncer -- um Linfoma não-Hodgkin. Hoje, curado, ele tem um olhar positivo sobre a experiência, uma vez que acredita que ela mudou sua visão sobre o mundo.

“Está tudo ótimo, tudo resolvido. Tive a oportunidade de viver aquilo da melhor maneira possível. Acarinhado, bem atendido, com medicina incrível. Meu caso era um que teve um protocolo médico objetivo e claro, e tudo correu bem. Aproveitei o tempo para refletir sobre muitas coisas, priorizar coisas que são importantes, inverter uma certa fila de prioridades”, disse ao UOL, durante o lançamento da novela.

“Saí melhor e mais forte. É claro que é uma experiência amedrontadora.”

No novo folhetim, com estreia prevista para julho, ele faz o patriarca de uma poderosa família do século 19, que é congelada após um acidente de navio. Cem anos depois, um iceberg com os sobreviventes chega ao Guarujá, no litoral de SP, e eles são descongelados nos dias de hoje.

Um homem culto, amigo de Machado de Assis, e que não quer abrir mão de seus valores, apesar de investir em avanços tecnológicos e modernidades. Frustrado por não ter tido nenhum filho homem, criou todas as suas filhas como se fossem meninos. 

Edson Celulari e Rosi Campos como Dom Sabino e Dona Agustina, marido e mulher em "O Tempo Não Para" - João Miguel Júnior/TV Globo - João Miguel Júnior/TV Globo
Edson Celulari e Rosi Campos como Dom Sabino e Dona Agustina, marido e mulher em "O Tempo Não Para"
Imagem: João Miguel Júnior/TV Globo

Em seu trabalho anterior, o Dantas de “A Força do Querer” (2017), ele foi alvo de críticas e piadas por ser um “coadjuvante de luxo”. Agora, de volta em um personagem central, ele diz que se sente preparado para encarar o papel.

“É um personagem de grande responsabilidade e assumo com grande prazer. Quanto mais me divertir, melhor vai ficar."

Ele também elogia a sintonia com os colegas de elenco, algo que ele vê como fundamental. “Trabalhamos muito. Eu quando encontro amigos, atores norte-americanos, por exemplo, e conto um pouco da realidade do nosso trabalho em novela, eles ficam: ‘Como assim? Vocês conseguem produzir três longas por semana?’ É um 'know how' nosso. Então se a gente não tem prazer e alegria, fica muito mais difícil”.