Topo

Traficante gato de "Segundo Sol" já foi Cazuza e príncipe em trama bíblica

Osmar Silveira como Joaquim em "O Rico e o Lázaro" e atualmente, enquanto vive Narciso em "Segundo Sol" - Divulgação/Montagem UOL
Osmar Silveira como Joaquim em "O Rico e o Lázaro" e atualmente, enquanto vive Narciso em "Segundo Sol" Imagem: Divulgação/Montagem UOL

Guilherme Machado

Do UOL, em São Paulo

09/07/2018 04h00

Osmar Silveira passou da água para o vinho na televisão. De antigos palácios, ele foi para as ruas movimentas de Salvador; as túnicas luxuosas foram trocadas por looks descolados. Deixando para trás o príncipe Joaquim de “O Rico e Lázaro”, ele abraçou o sedutor Narciso, um traficante de drogas em “Segundo Sol”.

O ator estava terminando sua segunda novela bíblica na Record quando foi procurado por uma produtora de elenco da Globo. O autor da trama das 21h, João Emanuel Carneiro, e o diretor artístico, Dennis Carvalho, gostaram do perfil e o chamaram para a produção.

Ele conta que a transição entre os personagens não foi tão simples, mas ele conseguiu encontrar um equilíbrio. “A principal dificuldade foi a linguagem. [O Rico e Lázaro] se passava milhares de anos atrás, era uma outra forma de falar. E eu fazia um príncipe", lembra. "O Narciso tem essa coisa mais moderna. O que mais me assustou no princípio foi isso.”

Osmar Silveira em um de seus cliques no Instagram, por meio do qual recebe diversos elogios - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Osmar Silveira em um de seus cliques no Instagram, por meio do qual recebe diversos elogios
Imagem: Reprodução/Instagram
Cazuza

Aos 30 anos, Silveira construiu uma carreira no teatro e participou de produções como “Sonho de uma Noite de Verão”, de Shakespeare, e “A menina e o Vento”, de Maria Clara Machado.

O divisor de águas foi o espetáculo “Cazuza: o Musical”. Na peça, ele deu vida ao protagonista, atuando como stand-in (substituto) de Emílio Dantas, titular do papel e protagonista de “Segundo Sol”.

"Foi uma boa coincidência a gente se encontrar agora, em outra fase de carreira, um pouco mais maduros. Já se passaram dois anos desde o fim do espetáculo. Tenho tido mais oportunidade de me relacionar com o Emílio, de conhecê-lo. Agora temos tempo pra trocar uma ideia. Tenho muito orgulho de ter sido 'stand-in' dele. O Emílio é um grande ator. Me espelhava muito no Cazuza dele.”

Emílio Dantas e Osmar Silveira viveram Cazuza no mesmo espetáculo no teatro - Foto Rio News/Divulgação/Montagem UOL - Foto Rio News/Divulgação/Montagem UOL
Emílio Dantas e Osmar Silveira viveram Cazuza no mesmo espetáculo no teatro
Imagem: Foto Rio News/Divulgação/Montagem UOL

“Espero que algum dia esse musical volte, é um trabalho muito bonito. É muito difícil você dar vida a uma pessoa que já existiu. Era uma grande responsabilidade, mas o saldo foi muito positivo. As portas se abriram para minha carreira”, completa o ator.

Novo casal?

O personagem de Osmar começou a se envolver com Manuela (Luísa Arraes), antes ele namorou a irmã dela, Rochelle (Giovanna Lancelotti).

O ator não sabe se o romance vai engatar de verdade e vê afinidades com a filha de Luzia. “Narciso e Manuela têm coisas em comum, e não estou falando da questão das drogas. Os dois têm pontos de sofrimento em comum.”

Apesar de atitudes equivocadas, ele acredita que Narciso não é uma má pessoa.

Osmar Silveira e Luísa Arraes em cena de "Segundo Sol" - Reprodução/Globo - Reprodução/Globo
Osmar Silveira e Luísa Arraes em cena de "Segundo Sol"
Imagem: Reprodução/Globo

“Ele erra, está em uma 'vibe' errada. Em algum momento a ficha dela vai cair. Acredito na verdade dele. Tento dar uma humanizada, não acredito que o ser humano seja 100% bom ou 100% mal. Trazer esse lado humano deixa o personagem mais verdadeiro. Acredito que, apesar de tudo, ele tem um bom coração."

Osmar chama atenção pela beleza e diz que fica lisonjeado com os elogios.

“Não me incomodo com os comentários que as pessoas fazem. Até porque na grande maioria são elogios que vem através da internet, e é bom pro ego receber um elogio. Sou muito tímido. O Osmar pessoa física é muito tímido. Se fosse pessoalmente, se recebesse todos esses elogios que leio, talvez ficaria um pouco mais acanhado. Quem não gosta de receber um elogio?"